Ícone do site F3 Notícias

Depois de problemas na vacinação, prefeito de Franca reconhece sobre contágio: ‘a coisa não está boa’

Durante o final de semana, autoridades discutiram em Franca a possibilidade de abertura de 40 leitos para atender pacientes com covid-19 na cidade.

Os encontros foram na sexta-feira e no sábado, com reuniões envolvendo os Ministérios Públicos Federal e Estadual e a Diretoria Regional de Saúde, além da Prefeitura. Do encontro, nenhuma deliberação foi feita para ampliação de leitos.

Há mais de uma semana tem faltado UTI SUS para pacientes em estado grave e diagnosticados com covid-19. Pacientes graves estão esperando uma semana ao menos para conseguirem respirador e unidades intensivas.

Há duas semanas a Prefeitura divulgou que entregou projeto no Estado para transformar o Hospital de Caridade, já usado ano passado,  como unidade de campanha. Porém, ainda não houve posicionamento sobre repassse de recursos, segundo o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

“Infelizmente, não apareceu ninguém representando o governador ou a Secretaria de Estado da Saúde (nas reuniões de sexta e sábado). O leito de UTI é responsabilidade do Estado. O que a gente pode fazer é auxiliar e nós estamos prontos para ajudar. Nós compramos R$ 2 milhões em equipamentos para colocar no AME e abrir mais leitos”, alegou Alexandre.

Conforme o chefe do Executivo municipal, enquanto houver alto contágio na cidade haverá falta de estrutura pelo fato de a abertura de novos leitos não acontecer.

“A situação é muito séria e eu já venho falando isso há algum tempo. Nossos servidores da saúde estão desdobrando-se para prestar atendimento adequado e de qualidade. A coisa não está boa”, reconheceu.

Situação epidemiológica

Nesta segunda-feira, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informou que foram registrados 5 óbitos, subindo para 525 mortes pela doença desde abril de 2020.

Os pacientes que vieram a óbito são: 3 homens, sendo um com idade de 54 anos e dois com 62 anos, além de 2 mulheres com idades de 60 e 86 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Foram confirmados 43 novos casos positivos de Covid-19, passando de 25.696 para 25.739 pessoas. Os casos negativos subiram de 40.530 para 40.731pessoas. Os casos suspeitos apresentaram alta de 3.649 paea 3.660 pessoas. Os pacientes recuperados cresceram de 24.028 para 24.138 pessoas.

O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 51 ocupados de 60 disponíveis – ocupação de 85%. Dos 59 leitos de UTI SUS Adulto disponíveis, 59 estão ocupados – 100% de ocupação.Os leitos de UTI Particular estão com 31 ocupados de 35 disponíveis – 88,6% de ocupação.

População e aglomeração

A cidade tem registrado recorrentemente aglomeração de pessoas em supermercados e até mesmo em eventos esportivos que acabam acontecendo de forma irregular.

Vacinação e Plano São Paulo

Caso o contágio continue alto e exista a falta de leitos, Franca pode ter o fechamento de setores econômicos a partir do Plano São Paulo.

Além disso, a vacinação na cidade ainda enfrenta muitas dificuldades para avançar em diferentes grupos da população. Existe em curso uma investigação policial apurando o fura fila na aplicação de doses. Em sindicância da Prefeitura, só duas irregularidades foram constatadas. Outras centenas de inconsistências foram atribuídas a erros no lançamento de dados.

Pacientes esperando

Até a manhã desta segunda (10), 32 pessoas precisavam de UTI SUS e não tinham leito. Elas estão internadas no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azzuz. Outros seis pacientes tinham que ser internados em enfermaria, mas não tinham para onde receber o atendimento.

Ouça o diretor técnico do Pronto Socorro Rafael Talarico, que deu panorama sobre a situação na unidade, que é a porta de entrada em Franca para quem precisa de atendimento porque está com covid-19 ou suspeita.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile