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Santa Casa de Franca cria protocolo de excelência para a segurança do paciente

Foto: Santa Casa de Corumbá fica tendando dar o golpe na escola.

Nesta sexta-feira (17), é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Por conta disso, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Grupo Santa Casa de Franca mobilizou os profissionais dos setores, organizando uma estrutura educativa, com a qual os colaboradores dos hospitais do grupo interagiram de forma didática com os jogos, dinâmicas e demais recursos, aprendendo sobre as metas de segurança do paciente.

Alinhada às diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e à Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, a instituição está investindo em ações e protocolos que promovam um cuidado seguro e de qualidade para a população. Inclusive, um projeto expressivo que já foi implantado é o “Checagem a Beira Leito”, um sistema de tecnologia que conta com carrinhos informatizados que ficam com as equipes de enfermagem para realizarem o processo de administração de medicamentos totalmente monitorado em todas as etapas, garantindo que não haja erros e consequentemente mantendo a segurança dos pacientes.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, destacou os investimentos feitos. “A grande prioridade é a segurança de nossos pacientes; por isso temos investido intensamente em tecnologias e treinamentos de nossas equipes técnica e assistencial, para que alcancemos os melhores resultados. A gestão da instituição é pioneira em algumas práticas, sendo uma delas o Lean Healthcare (gestão racional de recursos) e agora a implantação da ‘Checagem a Beira Leito’, com a qual somos o único hospital de Franca e região a oferecer tal recurso para o público do SUS”, detalhou.

Ele pontuou que o Grupo já se transformou em uma referência regional. “Estamos, inclusive, recebendo visitas de equipes de vários hospitais da rede privada querendo conhecer nossa experiência de sucesso nesse campo para poder implantar para seus clientes. Assim, temos a certeza que estamos no caminho certo, fazendo o melhor para nossa população!”, finalizou o presidente.

A OMS estabelece seis metas internacionais de segurança do paciente para possibilitar um cuidado mais seguro, que é seguido à risca pelos hospitais do Grupo Santa Casa; são elas:

1) Identificar corretamente o paciente.

2) Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde.

3) Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.

4) Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.

5) Higienizar as mãos para evitar infecções.

6) Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Os riscos na assistência em saúde são, por sua vez, incidentes que ocorrem durante o atendimento ao cliente, como por exemplo: quedas, administração incorreta de medicamentos, erro na realização de um procedimento cirúrgico, troca do nome do cliente na realização de um exame laboratorial ou de imagem, entre outros.

O Grupo Santa Casa de Franca tem implantado os protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes. O desafio da implantação é comprometer os profissionais da área da saúde com estes protocolos e primar pelo registro dos eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento ao paciente.

A experiência na instituição tem demonstrado que possuir um Programa de Educação Continuada implantado, com capacitações e disseminações contínuas sobre a relevância da aplicação destes protocolos para a qualidade da assistência, torna possível manter as equipes engajadas neste propósito.

Outro fator muito importante é mensurar, por meio de indicadores, os eventos ocorridos e desenvolver um sistema de gerenciamento dos mesmos.

O projeto do Dia Mundial de Segurança do Paciente realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente tem como objetivo criar estratégias voltadas a aumentar a conscientização Institucional sobre as questões de segurança do paciente, envolver várias partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança do paciente, defender a adoção das melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos, buscando assim o apoio e ajuda às ações, gerando com isso o fortalecimento das barreiras de segurança institucional.

Ações como essa estão inseridas em um arrojado projeto da Diretoria Administrativa e equipes técnicas do Grupo Santa Casa de Franca para alcançar a meta de Hospital 100% digital; o que hoje já está em 50%, com grande parte do parque tecnológico da instituição operando digitalmente (exames, procedimentos, prontuários de pacientes, entre outros).

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