Ícone do site F3 Notícias

Voluntários vão para hospitais para levar alegria a quem está internado

Há mais de dez anos, um grupo de voluntários em Franca tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas. A ONG Andarilhos da Luz tem como objetivo levar alegria para a vida das pessoas em leitos de hospitais. Com sorrisos nos rostos travestidos de palhaços, os voluntários da ONG (Organização Não Governamental) visitam a Santa Casa de Misericórdia de Franca todos os domingos e os hospitais de Câncer e do Coração de forma esporádica.

A iniciativa é tentar amenizar a dor e proporcionam leveza a crianças e adultos que estão internados e em tratamento.

“Em agosto de 2015, a ONG se formalizou como uma associação com direitos e deveres e nossa principal fonte de recursos são advindos dos voluntários e parcerias com empresas privadas. Não recebemos subsídio de nenhum órgão público”, conta Douglas de Souza Victorelli.

Os anos se passaram, e os voluntários estruturaram a ONG e formataram diversos projetos. Atualmente contam com seis ações diferentes: Esparadrapalhaços, CineNariz, Operação Ho Ho Ho, +Que palhaçada, Bom dia para doar e Fabanlu. Cada um dos projetos tem viés em prol do próximo.

O Esparadrapalhaços é o carro-chefe da ONG, promovendo a humanização, bem-estar e alegria para as pessoas que estão hospitalizadas.

Com a figura do Doutor Palhaço, os voluntários levam conforto e tranquilidade para as pessoas que estão nos hospitais públicos internadas ou em algum tratamento.

Em 2004 foi iniciada a Fabanlu, que é a Faculdade de Besteirologia Andarilhos da Luz, com oficinas artísticas e preparatórias, que são como porta de entrada para novos voluntários no projeto Esparadrapalhaços. Dois anos depois, em 2006, surgiu a Operação HoHoHo, na qual os integrantes do grupo recolhem cartas endereçadas ao Papai Noel e se empenham para atender aos pedidos das crianças através de doações recebidas de toda a comunidade.

Uma ação que contempla e envolve o público é o projeto Um bom dia para doar, que consiste na promoção, divulgação e participação dos membros da ONG no Hemocentro de Franca para incentivar a população a doar sangue e ainda incentiva o cadastro para o banco de medula óssea.

E ainda o CineNariz, que leva sessão de cinema, para pessoas que residem em asilos, em lares de inclusão e crianças que frequentam creches, promovendo e incentivando a cultura, e o +Que Palhaçada que visa realizar apresentações teatrais em centros comunitários para o público em geral.

Como se tornar voluntário

Atualmente são 50 voluntários que são divididos em todas as áreas da ONG. No projeto de visitação, o Esparadrapalhaços, são 35 pessoas que se revezam todos os domingos, das 14 às 18h, nos hospitais públicos da cidade e em trupe, levam momentos de descontração para as pessoas.

“Para ser voluntário não precisa ter experiência. São pessoas comuns da sociedade que precisam ter boa intenção e que queiram doar seu tempo. Temos duas frases que regem a nossa ONG: seja você a mudança que você quer ver no mundo e um sonho que sonha só é um sonho que sonha só, mas um sonho que se sonha junto ele é realidade. Um grupo de voluntários tem um poder maior de movimentação na sociedade. Tem que ter vontade, ter determinação, carinho, amor, empatia, respeito”, finaliza.

Para se tornar voluntário ou ajudar em uma das ações abertas ao público, basta seguir a ONG Andarilhos da Luz nas redes sociais: Instagram @andarilhosdaluz_ e no Facebook – Andarilhos da Luz.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile