Ícone do site F3 Notícias

Ampliação de leitos de UTI Covid em Franca ainda não é suficiente

Foto: Divulgação/Governo de SP

O município de Franca conta atualmente com 42 leitos de UTI SUS disponíveis para atender pacientes em estado grave por conta da covid-19. Apesar do aumento da capacidade de atendimento, praticamente todos estão sendo usados. Boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca desta terça-feira (9) apontou que há 40 pessoas internadas. Só dois leitos estão livres. Na rede particular de saúde, há 25 leitos de UTI e 16 estão com pacientes.

A Prefeitura aguarda que cinco novos leitos passem a funcionar na cidade ainda nesta semana, passando a capacidade de 42 para 47. Ainda haverá outros cinco leitos sendo instalados na Santa Casa de Ipuã, município que faz parte do Departamento Regional de Saúde de Franca (DRS-VIII).

A cidade está com 5.579 pacientes contaminados pelo novo coronavírus atualmente e ainda há 2.532 pessoas que aguardam o resultado para a doença, os chamados casos suspeitos.

Com a estrutura atual de atender casos graves, Franca chega à condição que teve ano passado, no período de pico da doença, em meados de setembro. Na época, eram 42 leitos de UTI Covid, mesma capacidade atual. Depois de outubro, essa estrutura passou a ser desmontada com a redução de casos.

Enquanto há dados preocupantes sobre os casos graves, a cidade registrou 316 pacientes que venceram a doença e foram retirados do acompanhamento da Vigilância Epidemiológica por estarem curados. Agora são 11.152 pessoas recuperadas.

As mortes seguem, ao mesmo passo, aumentando. Por conta de atraso no lançamento, o boletim oficial trouxe nesta terça-feira 10 mortes de moradores da cidade causadas por complicações da covid-19. Algumas dessas pessoas que faleceram precisaram ser levadas para outras cidades porque Franca não tinha leito para atendê-los. “Segundo a Vigilância, os 10 óbitos ocorreram em outros municípios, sendo 7 em janeiro e 3 neste mês, mas devido a demora para a inserção de dados no Sistema de Informação Mortalidade do Ministério da Saúde por parte das cidades onde ocorreram as mortes, houve um atraso na contabilização dos registros para Franca”, divulgou nota oficial da Prefeitura.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile