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Azul articula para se juntar a Gol e valor das passagens aéreas em Franca aumenta 100%

Com um mês de operação, o Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca, está com voo regular para Viracopos durante dois dias na semana. O que alterou nesse período de 30 dias é o preço das passagens. Houve aumento de 100% nos dois trechos vendidos.

Atualmente, os preços estão em mais de R$ 620 nos dois sentidos da viagem. Em dezembro, as passagens foram anunciadas por menos de R$ 340.

A empresa que opera na cidade é a Azul, que também atua em outros aeroportos menores e já anunciou a intenção de se juntar à Gol para formar uma terceira empresa. Os voos em Franca estavam direcionados para a Gol, porém a empresa não estava conseguindo cumprir o acordo do benefício fiscal recebido para operar. Com isso, a Azul entrou no circuito.

O governo estadual deu benefícios fiscais para que a Azul e Gol passassem a ter voos no interior de São Paulo.

Fusão das empresas

A companhia aérea Azul e a Abras, dona da Gol, assinaram nesta quarta-feira (15) um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão. Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.

Pelo memorando, divulgado ao mercado financeiro na noite desta quarta, a fusão depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril. A nova empresa terá três conselheiros da Abra, holding que controla a Gol e a Avianca, três da Azul e três independentes.

O presidente do conselho da futura companhia (chairman em inglês) será indicado pela Abra e o diretor-executivo (CEO, na sigla em inglês) será indicado pela Azul. Dessa forma, o CEO da Azul, John Rodgerson, assumirá a presidência do novo grupo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovarem a fusão, o que está previsto para 2026.

O memorando prevê que a nova companhia seguirá o modelo de “corporation”, empresa sem controlador definido, com a Abra sendo a maior acionista. No entanto, a definição dos percentuais exatos de participação de cada aérea depende do fim da renegociação de dívidas da Gol nos Estados Unidos.

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