Ícone do site F3 Notícias

Comércios em Franca enfrentam risco de incêndio e prejuízos por falhas em fritadeiras

Cozinha do Café Olinto depois de incêndio causado por fritadeira. Foto: Divulgação

Um problema recorrente em Franca já causou prejuízo para comerciantes estimado em pelo menos R$ 30 mil nos últimos quatro meses. Falha em equipamento de cozinha utilizado para fritura causou incêndio em alguns estabelecimentos comerciais da cidade e conforme levantamento informal do site F3 Notícias com técnicos em manutenção elétrica já foram quatro comércios atingidos pela situação entre dezembro e esta terça-feira (10).

Defeito no termostato, sistema de segurança para evitar o superaquecimento do óleo, acaba gerando faísca e como na cozinha há outros equipamentos que trabalham com alta temperatura, essas condições aumentam as chances de incêndio.

“É mais comum do que se pode imaginar esse tipo de problema. São dois problemas que geralmente acontecem, o termostato estraga e não liga ou ele estraga enquanto estava ligado. O equipamento continua aquecendo e não há outro sinal para alertar”, explica o técnico em manutenção elétrica da DH Coworking Marlus Dany.

Segundo o técnico, um cliente dele teve problema em três fritadeiras no final de 2019 ao mesmo tempo e o incêndio estragou os equipamentos e houve danos em azulejo e na estrutura da cozinha.

Esse mesmo tipo de situação foi registrada em uma padaria localizada na Avenida Major Nicácio no final de janeiro deste ano. Outro estabelecimento que sofreu prejuízo com incêndio fica próximo à Prefeitura de Franca e o problema ocorreu no começo de fevereiro.

Nesta terça-feira, o termostato de uma fritadeira no Café Olinto, que fica no Centro de Franca, aparentemente falhou e gerou incêndio que causou prejuízo de ao menos R$ 10 mil. “Felizmente temos tudo regularizado. Os extintores funcionaram, os funcionários são treinados para esse tipo de situação. Foi um funcionário que apagou o fogo. Temos um técnico elétrico que faz manutenção rotineira”, detalha José Tadeu de Oliveira Filho, 36, proprietário do estabelecimento.

O empresário reconhece que é preciso agora redobrar a atenção. “Prevenção é muito importante e vamos manter o cuidado para evitar situações como essa”, reconhece José Tadeu. O Café Olinto já voltou a funcionar nesta quarta-feira e até mesmo a cozinha servirá pratos, mas alguns produtos ainda não serão comercializados.

Atenção aos sinais

O técnico em manutenção elétrica Marlus Dany comenta que um sinal de alerta que o usuário de fritadeira precisa se atentar é a presença de fumaça, que sinaliza risco de superaquecimento.

Ele adiantou que no mercado ainda não há muitos recursos para alertar superaquecimento em fritadeiras. “Em parceria com um engenheiro eletrônico, estamos desenvolvendo um sistema de segurança externo para funcionar a partir dos 310º C em fritadeiras. Ele emite um sinal sonoro para alertar as pessoas. Ainda estamos fazendo testes, mas queremos soltar no mercado porque percebemos que existe um problema grave na falta de sinal em fritadeiras”, aponta.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile