Ícone do site F3 Notícias

Conheça sintomas do coronavírus e descubra mitos e verdades sobre prevenção

Foto: Divulgação/Pfarma.com

Nesta quarta-feira (26), em Franca, houve a notificação de um caso que está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma mulher de 36 anos que viajou pela Itália e esteve em Milão no período de surto naquele país. O resultado da coleta de exame dessa paciente deve ser divulgado até o começo da próxima semana.

Saiba critérios adotados pelo Ministério da Saúde para avaliação do coronavírus:

Situação 1: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros). Histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 3: Febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros ) E contato próximo de caso confirmado (laboratorialmente para) de coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Orientações à população

Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Ficar em casa quando estiver doente.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Dicas e orientações (material produzido pelo Hospital Albert Einstein)

Artes: Hospital Albert Einstein

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile