Ícone do site F3 Notícias

Demanda do Procon-Franca concentra-se em reclamação sobre empréstimo consignado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca

O Procon-Franca está realizando atendimento móvel no Centro e a unidade identificou que após o primeiro dia de ações o que está no topo de reclamações é o serviço de empréstimos consignados. Os clientes relataram que entenderam que havia cobrança de juros abusivos cobrados por cartões.

Outra questão identificada foi que a troca de mercadorias adquiridas pela internet não ocorre de forma correta e, muitas vezes, as empresas não realizam o atendimento a contento.

Esses registros foram realizados ao longo da sexta-feira (3), quando a unidade móvel do Procon-Franca funcionou entre 9h e 16h na praça Nossa Senhora da Conceição.

Com a chegada do período natalino e o pagamento do 13º, a economia acaba movimentando-se mais. “Durante as primeiras horas de atendimento, a maioria das reclamações consistiu sobre empréstimos consignados, juros abusivos cobrados por cartões e questões de prazo para trocas de mercadorias adquiridas pela internet”, apontou o diretor da unidade de Franca, Luiz Antônio Murari.

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) estima que R$ 216 milhões serão injetados na economia de Franca neste fim de ano, em razão do pagamento do 13º salário. O cálculo leva em consideração micro dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e base de dados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que dão conta de 94 mil trabalhadores formais.

“O valor injetado pelo 13° salário faz com que nossa economia se torne cada vez mais forte nesse período de retomada, principalmente, pelo montante que circulará no comércio francano. Esse valor tem subido ao longo dos últimos anos principalmente por conta da diversificação da nossa matriz econômica que incorporou setores que pagam salários maiores”, afirmou o economista da ACIF, Adnan Jebailey.

Ainda de acordo com projeções do IE-ACIF, a expectativa é que o setor de Comércio movimente cerca de R$ 44 milhões em razão do calendário comercial de fim de ano e a injeção extra advinda do próprio 13º salário.

Dicas para consumidores

O IE-ACIF separou algumas orientações para que os consumidores utilizem de forma consciente o seu 13º salário neste período de alto consumo e não se atrapalhem no início de ano. Confira:

Como acionar o Procon-Franca

Telefone de contato é o (16) 3721-4757;

Unidade fica na Alameda Vicente Leporace, 4655, no Parque dos Pinhais;

Atende de segunda a sexta das 8h às 16h30;

Email para reclamações é o procon@franca.sp.gov.br

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile