Ícone do site F3 Notícias

Depois de lockdown e participação em projeto, Batatais zera fila por leitos Covid

Paciente internada na UPA recebe tratamento com plasma convalescente. Medida começou em 23 de maio. Foto: Divulgação/Prefeitura de Batatais

A Prefeitura de Batatais comemorou nesta terça-feira (1) o fato de conseguir zerar a fila de pacientes esperando leito Covid-19. Nos últimos 90 dias, a cidade enfrentou um colpaso na saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona como regulação e ficou cheia ao longo desse período. Nesta terça-feira, não havia pacientes aguardando leitos. O município estava em lockdown, que foi encerrado neste dia 31 de maio.

A condição é para celebrar, mas não representa totalmente a superação da doença. A demanda é avaliada diariamente e ainda existe a circulação do vírus no município.

“Alegria imensa em compartilhar que hoje (dia 1 de junho), no final da tarde, depois de mais de 90 dias, nenhum batataense aguardava leitos Covid na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesse período, tínhamos uma média diária acima de 10 pacientes aguardando leitos, chegando, nas últimas semanas, com mais de 20 pacientes à espera de uma UTI ou enfermaria. Estamos vencendo mais uma batalha, mas a guerra contra a Covid não acabou. Não deixem o esforço que todos estão fazendo, ser em vão. Mantenham os cuidados e as medidas de prevenção. Juntos vamos vencer!”, disse o prefeito Juninho Gaspar (PP).

Esse resultado divulgado pelo governo municipal de Batatais foi feito após cerca de 15 dias de lockdown no município. A cidade foi fechada em 15 de maio. Houve toque de recolher das 20h às 5h, proibição de venda de bebida alcoólica, suspensão de aulas presenciais, também foram suspensos cultos religiosos, funcionamento de comércio e indústria, salões de beleza, estética, academias, clubes, feiras livres e comércios de rua em geral, casas de material de construção, oficinas mecânicas, borracharias, lotéricas, entre outros, e, ainda, serviços de pedreiros, pintores, manicures, cabelereiros, entre outros profissionais liberais.

Supermercados ficaram fechados e puderam realizar apenas entregas. Houve demanda judicial para tentar abrir lojas, mas não houve autorização judicial.

Postos de combustíveis puderam abrir de 6h às 20h, puderam funcionar, bem como, farmácias; os serviços de saúde (hospital, ambulatório central, laboratórios e Unidades de Saúde), coleta de lixo e o cemitério municipal.

O município também foi escolhido pelo Instituto Butantan para participar de projeto de monitoramento do contágio da covid-19. Esse trabalho foi iniciado no dia 29 de maio. O instituto vai fornecer ao município testes RT-qPCR e testes rápidos de antígeno que serão aplicados nas Unidades Básicas de Saúde, respectivamente, nos pacientes sintomáticos e nos pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com diagnóstico confirmado. As informações coletadas pelas prefeituras serão integradas à plataforma Tainá/Global Health Monitor, contribuindo para mapear a transmissão do vírus na cidade.

Vídeo divulgado pelo prefeito de Batatais sobre a situação no município:

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile