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Deputado de Ribeirão Preto promove manifesto para tentar reverter fechamento do Aeroporto de Franca

Foto: Divulgação

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), que é de Ribeirão Preto, foi o parlamentar que já se manifestou oficialmente para discutir a decisão da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de fechar o Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca. Ele posicionou-se contrário à medida da agência federal e informou que vai mobilizar autoridades locais para discutir o assunto e levar o caso na direção da autarquia para reverter a determinação.

Autoridades locais ainda não se posicionaram oficialmente sobre a determinação da ANAC e se mostraram atrasadas com relação a implantação de medidas para garantir a revitalização do aeroporto de Franca. Não há mensagem oficial por parte do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), nem da deputada estadual Delegada Graciela, que é do mesmo partido de Luiz Carlos Motta; bem como do deputado de Roberto Engler (PSB). O município não elegeu deputado federal.

“A Agência Nacional de Aviação Civil determinou o fechamento do aeroporto de Franca. Me coloco a disposição dos gestores do município e da população para viabilizar uma discussão conjunta com Brasília, com o objetivo de reverter essa decisão arbitrária e equivocada da ANAC. Uma cidade com quase 400 mil habitantes, detentora de um forte poder econômico, Franca não pode ficar sem o aeroporto”, declarou o parlamentar.

Ano passado, em julho, o Consórcio Voa NW-Voa SE foi o vencedor do leilão que arrematou por R$ 14.737.486,00 a concessão para operar o Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca, e outros 10 aeroportos. Entre eles, o maior é o de Ribeirão Preto. A previsão de investimento nesses 11 empreendimentos é de R$ 266,5 milhões.

O governo do Estado promoveu a concessão no dia 15 de julho de 2021, em evento ocorrido na sede da bolsa de valores de São Paulo, a B3. Os valores arrecadados pelo Estado chegam a R$ 22,3 milhões. Foram 22 aeroportos que tiveram a concessão leiloada. Destes, seis operam serviços de aviação comercial regular e 13 podem abrir rotas.

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