O ex-deputado estadual e ex-prefeito Gilson de Souza, 66 anos, sofreu princípio de infarto nesta segunda-feira (30). Ele precisou ser internado com urgência no hospital São Joaquim, em Franca.
O ex-prefeito passou por cateterismo na manhã desta segunda e o procedimento foi realizado com sucesso. Ele segue internado e, conforme apurado, recupera-se bem.
Gilson já estaria conversando, porém ainda não há informação oficial sobre sua alta médica. O também ex-vereador sentiu dores no peito ainda nesta segunda. Depois disso, procurou ajuda médica e acabou submetido ao cateterismo. Ele não tem histórico de doenças graves.
Desde que saiu da Prefeitura de Franca, no final de 2020, ele voltou a atuar com ramo de negócios. Para este ano, Gilson já divulgou que é pré-candidato a deputado estadual.
Conforme o Hospital SOS Cárdio, o cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.
“As obstruções nas artérias coronárias são causadas por placas de ateroma (popularmente chamadas placas de gordura). Elas limitam ou impedem a passagem do sangue para o coração. Uma vez que o fluxo seja interrompido (no dito popular, veia entupida), o músculo cardíaco pode sofrer um infarto”, informou a instituição.
Esse procedimento identifica a existência e a gravidade de uma ou mais obstruções nas artérias coronárias. Além disso, o cateterismo cardíaco permite também identificar outros problemas estruturais no coração. Assim, o médico consegue avaliar com maior precisão qual a melhor conduta de tratamento para o paciente.
*Matéria foi atualizada às 15h01 para correção de informação. Ao invés de AVC, Gilson de Souza sofreu princípio de infarto.