O Sesi Franca Basquete fez o seu primeiro dever de casa, abrindo vantagem logo no quarto inicial contra o Pato Basquete. Assim, nessa terça-feira (29/04), no Pedrocão, venceu por 84 a 65 e dobrou sua vantagem no confronto de oitavas dos playoffs do NBB 2024/25. Sem o sufoco do primeiro jogo, o Rolo Compressor precisa de mais uma vitória, que pode vir na quinta-feira para fechar a série. Por outro lado, o time paranaense lutou e conseguiu equiparar forças a partir do segundo quarto. Precisa de seu melhor basquete para não encerrar a temporada precocemente e ter a chance de voltar a jogar diante de seu torcedor.
Três corridas
Didi, Hinkle, Nathan Mariano e Didi novamente. Assim, o Sesi Franca começo com quatro bolas de três e abrindo 12 a 0. Renan Gitiony pediu tempo e Pato Basquete mudou sua marcação, que surtiu efeito. Gabriel Novaes machucou o garrafão francano, com oito pontos seguidos e duas faltas sofridas. Mas a reação parou por aí, já que nos últimos cinco minutos uma nova corrida de 11 a 3 fechou o placar em 23 a 11 para o time da casa. Novaes foi o cestinha para o time visitante com seus pontos iniciais.
Abertura de espaços
O segundo quatro teve uma nova abertura de vantagem pelo lado do Sesi Franca logo no começo, com 8 a 3. Essa foi a principal diferença e que determinou o placar da parcial em 25 a 20 para o time da casa, porque, após esse momento, as defesas ficaram mais abertas e os times caminharam em paralelo no placar. As infiltrações do time da casa no garrafão do Pato Basquete deram resultado com sete cestas em dez, contra quatro em sete do time visitante. Georginho apareceu mais e foi o cestinha do quarto com sete pontos.
Um sopro de reação
Georginho voltou do vestiário impactando com uma enterrada, que prontamente foi respondido com uma bola de três do ala/pivô do Pato Basquete, Arthur Bernardi. O time paranaense ensaiou uma reação e foi ligeiramente melhor nas bolas de fora do perímetro (3 a 1), puxados por Nate Barnes, com sete pontos. Michel encurtou a distância em 11 pontos, no 61 a 50. Porém, parou de pontuar nos dois minutos finais e o time francano esticou mais quatro pontos até o final do período. Mesmo assim, o Pato Basquete venceu o quarto por 19 a 17.
Um quarto protocolar
A bola de três de Lucas Dias no começo do quarto decisivo para Lucas Dias já deu o direcionamento para o Sesi Franca encaminhar com mais tranquilidade a parcial. O Pato Basquete não conseguiu emplacar mais uma sequência de defesas efetivas alinhadas com ataques tão precisos. Nathan Mariano fez uma cravada e, em seguida, mais dois pontos que elevaram a diferença em 20. Nesse instante, Helinho preservou seus titulares e deu mais minutagem para os suplentes. O time visitante ainda fez esforço para diminuir, mas a parcial terminou em 19 a 15 para o time da casa.
Gabriel Novaes terminou como cestinha da partida, anotando 16 pontos para o Pato Basquete, que ainda teve Barnes com 15 e Michel com 14, mesma pontuação do cestinha do Sesi Franca, Lucas Dias, com um ponto a mais que Georginho.
Análises
“Fizemos uma reavaliação sobre o time e sobre as atuações pessoais também. Eu vi que eu tinha que ser um pouco mais agressivo na defesa, tentei colocar isso no segundo jogo. Acabou dando certo. E agora é manter essa mesma energia e melhorar ainda mais para o terceiro jogo”, avaliou Nathan Mariano, do Sesi Franca.
“É o momento de fazermos ajustes, já viemos trabalhando, aumentando o nosso repertório tático, técnico, e agora é a parte mental. Colocar o foco necessário para que possamos entrar, fazermos aquilo que está determinado, com toda a intensidade possível, e claro, buscar dar o terceiro passo, a terceira vitória rumo a essa vaga nas quartas de final que tanto almejamos”, projetou seu técnico, Helinho Garcia.
Pelo Pato Basquete, o ala/armador, Michel, resumiu bem a partida. “Uma noite difícil, na qual jogamos sem aproveitamento ofensivo e isso torna a vitória mais difícil contra uma equipe qualificada como Franca, ainda mais na casa deles. Agora nos resta continuar confiantes para voltarmos na quinta-feira e fazermos nosso jogo ofensivamente bem para levarmos a série para nossa casa novamente”.