Ícone do site F3 Notícias

Franca Shopping tem ecoponto para evitar poluição no descarte de pilhas, óleo e cápsulas de café

O Franca Shopping instalou ecoponto para o descarte correto de materiais como pilhas e baterias, óleo de cozinha usado e cápsulas de café. Esses produtos serão enviados para destino adequado, como a reciclagem.

São cinco lixeiras com a indicação de qual material descartar em cada uma delas. Elas estão dispostas no corredor dos sanitários, próximas à loja Marisa. Em 2020, o shopping destinou para reciclagem mais de 149 toneladas de resíduos.

Pilhas e baterias, lâmpadas, embalagens de alumínio de medicamentos ou óleo de cozinha precisam de local adequado para descarte. Desta forma, evita-se a contaminação do meio ambiente. O óleo usado na preparação das refeições, por exemplo, deve ser armazenado para coleta seletiva ou descartado em ecopontos, para reaproveitamento. Descarte na pia e ralos pode causar poluição dos lençóis freáticos, contaminação do solo, entupimento da rede de esgoto e proliferação de animais transmissores de doenças.

Para descarte no Ecoponto do Franca Shopping, no caso do óleo, a orientação é colocar o líquido em uma garrafa plástica. Esse resíduo será doado para a Du Óleo, empresa de Franca especializada nesse tipo de reciclagem e que fará a filtragem para reuso em usinas de biodiesel, indústria de ração animal e, ainda, indústria de cosméticos. Tudo isso sob a fiscalização dos órgãos competentes.

Cápsulas de café também são resíduos que precisam de destino adequado. Junte as usadas nas máquinas de café e leve ao ecoponto do centro de compras. Esse resíduo vai virar arte. “Vamos direcionar esse material para ONGs que realizam artesanato”, explicou Marília Viscondi, coordenadora de marketing do Franca Shopping. 

Conforme o empreendimento, a ação é para promover uma comunidade mais sustentável. Dentro do shopping já existe a prática de medidas nessa linha. Por exemplo, as plantas são irrigadas por poço artesiano parceiro, conferindo economia no uso de água, e temporizadores nas torneiras ainda contribuem para a redução de 70% do consumo. As lâmpadas do ambiente interno são de LED, o que reduz em 80% a utilização de energia, redução acentuada pelo conceito aberto do mall, que garante iluminação natural durante o dia. “Nossa missão é ser um agente transformador da sociedade, e quando falamos em sustentabilidade, devemos perseguir em prol do bem-estar de toda a comunidade”, defendeu Marília.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile