Ícone do site F3 Notícias

Franca tem polo no Residencial Baldassari para promover trabalho a pessoas com deficiência

Foto: Divulgação

A cidade de Franca é a mais nova a ter um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O local fica no Residencial Baldassari e foi inaugurado no dia 7 de dezembro pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, e com o apoio da Prefeitura de Franca, integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

O novo PEI é operado pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Franca é a 18ª unidade inaugurada no Estado de São Paulo e irá oferecer apoio para cerca de 25 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade, sendo 12 mil delas em idade produtiva (de 15 a 59 anos).

Com a gestão do Instituto Jô Clemente (IJC), o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) busca promover a qualificação profissional de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Entre as ações, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio após a inclusão.

“O nosso objetivo é promover a inclusão e a garantia do direito ao trabalho para todos. No Instituto Jô Clemente (IJC), nós utilizamos desde 2013 a Metodologia do Emprego Apoiado, dando apoio técnico no próprio local de trabalho por, pelo menos, 12 meses. Seu pressuposto básico é o de que todas as pessoas podem trabalhar e desenvolver plenamente seu potencial, desde que recebam o apoio necessário. Com isso, pessoas que historicamente encontravam dificuldades para o trabalho recebem o suporte para sua efetiva inclusão e permanência no emprego. Neste período, realizamos a inclusão de mais de 4.000 pessoas com deficiência em mais de 50 empresas e órgãos públicos. Nos últimos anos, a taxa de retenção dessas pessoas tem sido de mais de 94%”, afirma Victor Martinez, Supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

O novo Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) tem atendimento de segunda a sexta-feira e fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 735 – Residencial Baldassari.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile