Ícone do site F3 Notícias

Gilson de Souza avalia situação e define que Franca não terá medidas de lockdown; veja vídeo

Foto: F3 Notícias

O prefeito Gilson de Souza (DEM) confirmou nesta quinta-feira (30) que está descartada a possibilidade de realização de lockdown em Franca durante semana ou no final de semana. Conforme ele, o importante no momento é conscientizar a população para evitar aglomeração de pessoas, a prática comum de higienização das mãos e uso de máscara. Ele ponderou que os impactos de um lockdown não surtiriam efeito, principalmente avaliando a situação em conjunto com a questão econômica e social da cidade.

A proposta de um fechamento de comércio, proibição na venda de bebidas alcoólicas, suspensão de atividades de supermercados em certos horários foi sugerida na Câmara de Vereadores de Franca nesta terça-feira (28). Os vereadores Corrêa Neves Jr. (PSD) e Marco Garcia (Cidadania) foram os que se manifestaram mais favoravelmente à situação, sendo que o primeiro foi quem defendeu a proposta de início. Tony Hill (DEM), líder do governo na Casa de Leis, levou a ideia para ser debatida no Executivo.

“A gente tem que trabalhar para achar o equilíbrio. Se você for fechar o comércio nesse momento não é a medida que vai resolver. Sobre o lockdown, avaliamos e não é uma decisão a ser tomada. Agora é hora de pensar que quando você previne, você preserva sua vida e da sua família. As pessoas precisam usar máscara, evitar aglomerações, sair somente quando necessitarem, sempre lavar as mãos”, apontou o prefeito em entrevista por telefone ao F3 Notícias.

Conforme o chefe do Executivo, a Prefeitura está avaliando as medidas eficazes para garantir que a cidade avance no Plano São Paulo, junto com a região pertencente ao Departamento Regional de Saúde VIII. Em reunião que Gilson teve com demais representantes de 17 cidades, a conclusão é que o necessário em termos administrativos neste momento é garantir a ampliação de leitos de UTI para garantir um atendimento providencial à população.

Somente para Franca, o governo municipal e o Grupo Santa Casa entraram em acordo e confirmaram a ampliação de 10 novos leitos no Hospital do Coração, que atende os pacientes com Covid-19 pelo SUS.

“O Grupo Santa Casa de Franca informa à população que irá disponibilizar 5 leitos de UTI COVID nesta sexta-feira, 31 de julho. A Diretoria da instituição explica que tomou uma atitude emergencial diante da grande ocupação da UTI em função da pandemia, e se adiantou anteriormente com a abertura de 3 leitos UTI COVID, utilizando seus próprios recursos financeiros – e que agora com o recebimento da verba no valor de R$ 1.440.000,00 no último dia 28 de julho, tem condições de implantar mais 2 leitos, completando 5 leitos esta semana, o que totaliza 22 leitos de UTI Adulto COVID, além de mais 5 de UTI Infantil COVID”, informou a Santa Casa, em nota.

Os outros cinco leitos ainda dependem de fornecedores e trabalho técnico para implantação. “A Diretoria está trabalhando incessantemente nas tratativas com fornecedores, equipes técnicas e multiprofissionais no sentido de avançar na implantação dos demais leitos contratados no termo de convênio – ações estas a serem divulgadas já na próxima semana”, completou.

Mais cidades da região têm trabalho em desenvolvimento para a implantação de leitos de UTI. Na Santa Casa de Igarapava, a Prefeitura local, que é interventora no hospital, já iniciou os procedimentos para instalação de 10 novos leitos. A instalação e funcionamento devem acontecer nos próximos dias.

O planejamento que o Comitê Emergencial Regional de Enfrentamento à Covid-19, estruturado nesta segunda-feira (27), apresentou para ampliação de leitos na DRS VIII é de instalação de 10 leitos na Santa Casa de Ipuã; 5 leitos na Santa Casa de São Joaquim da Barra; 5 leitos na Santa Casa de Ituverava; além das estruturas nas Santas Casas de Igarapava e de Franca.

Gilson de Souza reuniu-se com a vice-presidente da Câmara, Cristina Vitorino (Republicanos), para informar sobre a decisão que descartou o lockdown na cidade. Veja vídeo abaixo:

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

 

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile