Ícone do site F3 Notícias

Governo do Estado cria vagas gratuitas para exame de DNA para verificar paternidade

Foto: Divulgação

O governo do Estado de São Paulo abriu vagas para pessoas que quiserem fazer exame de DNA para teste de paternidade. A perícia de investigação está reservada para pessoas de baixa renda e será preciso que o interessado faça uma declaração de hipossuficiência. As vagas são limitadas a 10 exames em cada Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Não há postos do CIC em Franca, mas moradores podem recorrente a uma unidade no interior, como é o caso de Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Na Capital, há CIC em Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos.

“Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho (a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta. Também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento do filho. As coletas ocorrerão nas próprias unidades dos CICs e os testes serão realizados até o dia 15 de dezembro”, informou o Estado, por meio de nota.

A orientação é ligar na unidade de interesse para ser informado sobre os documentos necessários e agendar o seu horário. Os endereços e contatos aparecem na tela abaixo. O resultado do exame será entregue após 30 dias da coleta por um defensor público que fará a abertura dos laudos e prestará orientação sobre as questões relativas à paternidade nos casos em que o resultado do exame for positivo.

Todas as etapas ocorrerão nos próprios CICs, sem a necessidade de deslocamentos para outras unidades. As perícias serão realizadas pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, que firmou convênio para atuação nos CICs durante os próximos cinco anos.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile