O Grupo Santa Casa de Franca confirmou que a necessidade de adiamento de cirurgias eletivas na cidade neste mês de maio vai envolver alterações de data de 100 procedimentos no total. Outras cirurgias eletivas previstas vão poder ser realizadas. Esses procedimentos que estavam previstos para acontecer entre 15 e 31 de maio vão ter datas alteradas após uma reunião que envolveu a Prefeitura de Franca, o Ministério Público, a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca e o Departamento Regional de Saúde – DRS VIII e foi realizada neste dia 14/5. O encontro foi feito na própria sede do MPSP, em Franca.
As suspensões dos agendamentos ocorreram porque houve indicação que a Santa Casa de Franca não conseguiria realizar as cirurgias eletivas e dar conta dos atendimentos de urgência e emergência que estão em crescimento na cidade e na região, com os casos de síndrome respiratória.
Mensalmente, a realização de cirurgias eletivas em Franca envolve milhares de procedimentos. Em abril, por exemplo, foram mais de 12,7 mil cirurgias eletivas que estavam previstas para acontecer, conforme relatório de internação divulgado no site da Prefeitura de Franca.
“Serão remanejadas 100 cirurgias eletivas para maio. No final do mês haverá nova reunião para análise de cenário e definição dos próximos ajustes para junho”, informou a Santa Casa de Franca, em nota.
“A Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, em conjunto com as autoridades de saúde e o Ministério Público, reafirma seu compromisso com a transparência, responsabilidade e com a oferta de um atendimento de qualidade à população”, indicou.