Ícone do site F3 Notícias

Grupo Santa Casa de Franca vai realizar 1,5 mil exames parados no período de pandemia

A Diretoria Administrativa do Grupo Santa Casa de Franca (Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer)  conforme edital de convocação emitido pela Diretoria Técnica do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), irá participar das Fases 7 e 8 do Programa Corujão da Saúde, já a partir de outubro até dezembro de 2021.

O programa consiste em estender o atendimento após às 19h e ao longo da noite e da madrugada para atendimento de pacientes que dependem do sistema público de saúde (SUS), agendando e realizando exames que foram adiados em função da pandemia, que obrigou vários hospitais a voltarem suas atenções e recursos para o tratamento de pacientes com COVID-19.

Agora, nesse atual momento, com uma diminuição de casos de COVID, está sendo possível o planejamento para uma retomada e
atualização da agenda.

Assim, a instituição irá realizar aproximadamente 1.500 exames. “O Grupo Santa Casa de Franca é o único que possui uma estrutura integrada de hospitais com disponibilidade de uma ressonância e duas tomografias, tendo condições de oferecer serviços de alto nível e com uma logística adequada ao volume
dos usuários do SUS”, divulgou o grupo.

A estimativa do governo de São Paulo é de que haja uma demanda de mais de 237 mil exames no estado.

Em uma segunda fase do plano, de acordo com o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, o Corujão também irá atender cirurgias eletivas postergadas pela prioridade ao atendimento de pacientes da Covid-19.

Nas últimas semanas, o estado de São Paulo registrou ocupação inferior a 40% nas unidades de terapia intensiva e enfermarias. Além disso, com a ampliação de leitos da rede pública por causa da pandemia, o sistema terá maior capacidade de atendimento de pacientes.

O Grupo Santa Casa de Franca aguarda as orientações da Diretoria do DRS-VIII para dar início ao agendamento e programação dos exames que serão agendados pela CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) – emitindo novos comunicados à população e entrando em contato com os usuários do SUS que estão aguardando pela realização destes exames.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa, aponta que a retomada de exames é necessária. “Após esse longo período em que tivemos de focar todos nossos esforços para salvar vidas de pacientes com COVID durante os momentos mais críticos da pandemia, agora podemos retomar a realização dos exames que estavam suspensos, agilizando o andamento da fila para a população de Franca e região que já estava tão necessitada desses procedimentos.”

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile