Ícone do site F3 Notícias

Kits para teste do coronavírus estão em falta, reconhece Unimed Franca

O presidente da Unimed Franca, Daniel Haber, disse nesta quarta-feira (18) que não há kits para testar pacientes com coronavírus. A cooperativa na cidade envia amostras para o Laboratório Fleury, em São Paulo, onde o material não está disponível há dois dias.

Foram pesquisados outros locais para a realização de testes, mas sem sucesso. “Não vamos conseguir fazer testes em massa”, reconheceu o presidente da Unimed Franca.

Devido à sensibilidade do sistema de saúde no país, ele reforçou que a prevenção é o melhor caminho e por isso a necessidade de quarentena.

O médico reconheceu que se houver uma epidemia na cidade, será difícil tratar todos os doentes. Conforme estatística mundial, 80% dos casos são leves, mas os óbitos variam entre 2% e 3,5%, o que para Franca significa 900 mortes, em um caso hipotético, considerando os 2% de índice.

“A gente não sabe quem tem o vírus e não teremos como testar todo mundo. Por isso é preciso a quarentena”, defendeu.

Na Itália, houve explosão de casos em várias cidades e há casos que pacientes não estão sendo tratados por falta de capacidade física e de pessoal.

A entrevista do médico foi transmitida pelo Facebook e ele estava junto com o promotor de Justiça da área criminal Cláudio Scavassini. Os dois abordaram o perigo das fake news sobre o novo coronavírus e o promotor destacou que poderá haver penalização para quem disseminar notícias falsas.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile