Ícone do site F3 Notícias

Luiza Trajano, que defende vacina pelo SUS, publica foto de segunda dose tomada

A empresária francana Luiza Helena Trajano, 69 anos, publicou fotos de sua segunda dose, tomada no SUS, da vacina contra a covid-19. Ela foi ser vacinada em um posto de apoio montado em São Paulo pela Droga Raia na sexta-feira (9). A aplicação é gratuita e via SUS.

“Gratidão pela segunda segunda dose da vacina e com ompanhia da amiga Chieko Aoki. Desta vez tomei na Droga Raia, que se ofereceu para ser um preposto do nosso SUS. Tudo muito organizado, rápido e tirei fotos com nossas heroínas da saúde e eles dão uma água e uma barra de cereal”, escreveu em seu Instagram.

Uma declaração dela ganhou repercussão recentemente ao dizer que não iria comprar doses para aplicação em funcionários. O Congresso Nacional tenta emplacar um projeto que permite à iniciativa privada comprar doses para aplicar em funcionários. Em contrapartida, a empresa iria comprar a mesma quantidade para o SUS. Na prática, esse projeto dá autorização para furar a fila do Plano Nacional de Imunização.

“Queremos tornar viável vacinar 70% dos brasileiros até setembro de 2021. Vamos apoiar e acelerar o Programa Nacional de Imunização. É um programa muito bem bolado. O SUS é o maior sistema de saúde, tem o melhor sistema de vacinação”, disse Luiza em live promovida pela Lide.

Luiza trabalha para reunir doações privadas para viabilizar o transporte, armazenamento e a aplicação de doses. O grupo que ela formou é o Unidos pela Vacina.

Pesquisa do Instituto Locomotiva apontou carências nos municípios que atrasam a vacinação. Nessa live, Luiza mencionou que 59% das cidades brasileiras têm dificuldade de vacinar aos fins de semana e feriados, 39% carece de geladeiras e câmaras frias para manter as vacinas e 34% não têm estrutura para montar drive-thrus de vacinação.

No projeto aprovado na Câmara dos Deputados, a proposta permite a compra de vacinas até mesmo das que não foram autorizadas pela Anvisa. A aprovação foi no dia 7 de abril.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile