Ícone do site F3 Notícias

Maior contágio da covid-19 e da Influenza neste final de ano fez procura por unidades de saúde pública aumentar 43%

Foto: Prefeitura de Franca

O Pronto-socorro Dr. Álvaro Azzuz voltou a ser exclusivo para atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais, como a covid-19 e a Influenza. A medida está valendo desde esta quarta-feira (4) e foi tomada na tentativa de reduzir os problemas que pacientes vem enfrentando desde dezembro com a grande demora no atendimento. A orientação é que as pessoas que apresentarem sintomas como tosse, coriza, febre, dores no corpo e garganta, dentre outros, devem procurar diretamente o PS ao invés de irem para uma UPA. Do total de atendimentos realizados entre 20 de dezembro e esta primeira semana de janeiro, 43% dos pacientes estavam com sintomas gripais.

Casos de emergência de clínica geral foram direcionados para serem atendidos pelas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita.

“A decisão foi adotada tendo em vista a grande quantidade de pacientes atendidos nos últimos 15 dias nas unidades de urgência, que apresentaram sintomas relacionados à gripe, também semelhantes a covid-19. Desde o dia 20 de dezembro até o início desta semana, 31.089 pessoas foram acolhidas nos prontos-socorros e UPA’s, sendo que destas, 13.428 pacientes apresentaram sintomas relacionados às doenças respiratórias”, informou a Prefeitura de Franca.

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) apontou que as confraternizações de final de ano estão acendendo um “alerta” epidemiológico. “Atualmente, a taxa de internação de pacientes pela doença está em 5,37%”, disse o chefe do Executivo, que vem sendo várias críticas por conta do caos que a saúde pública encontra-se desde meados de dezembro.

Houve ampliação do espaço físico para a realização de exames, em uma ala que será montada anexa ao Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”. São 51 médicos atendendo diariamente nas unidades de urgência e emergência e a partir desta quarta-feira a equipe de atendimento será reforçada com novos técnicos de enfermagem, recém convocados.

“Sobre a realização de exames e testes de Covid-19, o protocolo a ser adotado prevê que o paciente faça o teste, receba o atestado médico, a medicação e a recomendação é para que aguarde em casa, em isolamento. O resultado será enviado para o e-mail informado pelo paciente. Já foi solicitado ao Governo do Estado e reiterada a cobrança nesta terça-feira sobre o envio de mais vacinas contra a gripe”, divulgou a Prefeitura.

“Solicitou, novamente, aos francanos que continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção, como o uso de máscara de proteção, higienização das mãos e evitem aglomerações”, disse o prefeito.

Na cidade, 23.678 pessoas não foram tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. Ainda há 59.326 moradores que podem receber a dose de reforço, mas ainda não procuraram uma unidade de saúde.

Polo exclusivo de atendimento

Há exatos dois meses, em 5 de novembro do ano passado, o Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, deixava de ser,Polo Covid para voltar a atender também os casos clínicos e gerais, em virtude da queda considerável na quantidade de casos de Covid-19.

Na época, houve avanço da imunização na população e cerca de 84% dos francanos receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. Desde então, os equipamentos adquiridos pela Prefeitura para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, foram instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, oferecendo um suporte mais avançado aos pacientes. Em 2021, o PS foi transformado em Polo Covid, no mês de maio.

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile