Ícone do site F3 Notícias

Média diária de acidentes de trânsito em Franca aumenta 50% em 2024

Por dia, em Franca, ocorrem seis acidentes de trânsito sem vítima falta. Essa média é referente a janeiro deste ano e é a maior média nos últimos cinco anos. Em 2019, a cidade registrava cerca de 4 acidentes de trânsito diários. Esse número chegou a cair entre 2020 e 2022, mas cresceu 50%. Os dados são do Infosiga.

Um acidente de trânsito causa prejuízos financeiros para os donos de veículos, mobilização de estrutura pública como Bombeiros, SAMU, Polícia, interdição de rua, demanda em pronto-socorro, UPA e hospitais particulares, além de levar pessoas a perderem dias de trabalho.

A maioria dos acidentes acontecem quarta à tarde, em geral, por volta das 17h, e principalmente dentro da cidade, nas vias urbanas. A Prefeitura de Franca já divulgou que vem investindo para tentar prevenir acidentes de trânsito. Como medidas, em 2022, informou que instalou temporizadores semafóricos, também conhecidos como contadores regressivos. Essa medida passou a fazer parte do cotidiano viário da cidade no primeiro semestre de 2021, depois de um estudo global feito pelas principais vias onde os indicadores técnicos apontavam para a necessidade desses dispositivos, como forma de melhorar a orientação dos motoristas e aumentar a segurança no trânsito.

Na época, foram instalados contadores regressivos em dois cruzamentos de vias importantes, um deles entre a rua Afonso Pena x Av. Presidente Vargas, no bairro Cidade Nova, e outro entre a Avenida Ismael Alonso y Alonso x Rua Simão Caleiro, entre os bairros Cubatão e Vila Industrial. Com investimentos na ordem de R$ 104 mil nessa etapa, foram adquiridos outros 6 equipamentos instalados na Av. Ismael Alonso y Alonso x rua Saldanha Marinho; na Av. Ismael Alonso y Alonso x rua Arnulpho de Lima; na Av. Major Nicácio x Av. Eliza Verzola Gosuen; na Av. Major Nicácio x rua Floriano Peixoto; na Av. Major Nicácio x rua Major Duarte; e na Rua Francisco Marques, no pontilhão da Vila São Sebastião.

De acordo com a Secretaria de Segurança, em 2021, foram instalados 47 equipamentos digitais com a contagem regressiva, o que ajudaria na orientação dos motoristas e, especialmente, dos pedestres em suas travessias. A cidade conta com 55 unidades.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile