Ícone do site F3 Notícias

Medidas da Prefeitura de Franca na saúde ainda patinam e não reduzem crise da dengue

A Vigilância em Saúde de Franca divulgou que está com ações de combate à dengue após ficar o final de semana sem medidas de combate. Para a semana, o governo municipal informou que promove o ‘fumacê” nas regiões Sul, área central e Leste. Apesar dessas ações, o cenário é de crise. A cidade está com 2.876 casos confirmados de dengue, sendo que oito pessoas já morreram e há outros 10 óbitos em investigação, conforme dados do governo do Estado. Essas informações são para o período entre janeiro e este dia 23 de abril. Além dessa situação, há relatos de pessoas que o atendimento nas unidades de saúde está precário, com demora que pode chegar a 7 horas de espera, seja para casos com dengue ou outras demandas de saúde.

“Eu cheguei na UPA Anita as 3h da tarde fui ser atendido 22:30 da noite. Isso é um absurdo. Eu com braço quebrado, com dor, eles falaram que não podia fazer nada falta compaixão com próximos”, relatou Diego Arthur, em mensagem ao F3 Notícias.

Uma acompanhante comentou que viu muitos pernilongos onde levou o marido para atendimento. “Acabei de sair do hospital, meu esposo está com dengue, no hospital lotado de gente e os pernilongos te carregando dentro do hospital”, lamentou Sandra Teodoro, que enviou mensagem ao F3 Notícias.

Enquanto, isso, a Prefeitura de Franca pontuou que segue com o fumacê. Nesta segunda-feira (23), o Jardim Aeroporto 4 recebe o trabalho de nebulização a partir das 18h. O carro percorrerá as vias do quadrilátero formado pelas ruas Ulisses Martins Costa, Sara de Freitas, Joaquim Marques e avenida César Martins Pirajá.

Na terça-feira (23), o ‘fumacê’ vai acontecer entre as ruas do Comércio, Voluntários da Franca, Major Nicácio e Ismael Alonso y Alonso, previsto para ocorrer na semana passada, porém não foi possível em razão da chuva, que interfere no resultado.

Na quinta-feira (25), a ação está prevista em parte dos bairros São José, Baldassari e Acácias. O carro do ‘fumacê’ vai percorrer as ruas Nelson Pressoto, Nab Haber, Major Mendonça, Carlos do Carmo e avenida Major Nicácio.

“O ‘fumacê’ não é feito em todo o bairro, mas nos locais onde foram identificados mais casos da doença. Durante a nebulização, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O produto utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação estejam cobertas”, informou a Prefeitura de Franca, em nota.

Além da nebulização, a Prefeitura informou que intensificou o trabalho dos agentes de controle de vetores nos bairros e estendeu a jornada de trabalho após às 17h. A intenção é que eles visitem mais residências e estabelecimentos comerciais. Um outro reforço é a ajuda dos atiradores do Tiro de Guerra de Franca que entraram nas atividades desde a semana passada. Até o dia 30, cerca de 20 atiradores percorrerão os principais corredores comerciais, entregando panfletos e orientando moradores e comerciantes sobre a importância de vistoriar os imóveis e comércios, no intuito de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Leia também:

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile