Ícone do site F3 Notícias

Metade de quem se cadastrou no Renda Franca não vai ser selecionado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Ação Social informou que contabilizou 2.104 inscrições para o Programa Renda Franca, cujo prazo para a realização de cadastro on-line foi encerrado nesta segunda-feira (5). O programa vai atender 1 mil pessoas. Por isso, metade ficará de fora do atendimento emergencial.

A próxima etapa será a conferência de todas as informações transmitidas pelos candidatos durante o preenchimento do formulário de inscrição e a comprovação dos dados, mediante a documentação que foi anexada pelos inscritos. Este trabalho será realizado pela equipe de assistentes sociais da Prefeitura.

De acordo com o decreto 11.215, que regulamentou a lei municipal 8.994, que criou o Programa Renda Franca e especifica os critérios para o processo seletivo, poderão ser beneficiadas as pessoas que atingirem a maior pontuação, podendo chegar a 8, atendendo aos requisitos e critérios sociais previstos em lei.

Dentre as exigências estão: o atendimento e acompanhamento em serviços socioassistenciais; residir na cidade há mais de 3 anos; estar desempregado por 6 meses ou mais; renda per capta de todos os membros da casa até meio salário mínimo; família chefiada por uma pessoa sem cônjuge; que tenham crianças e adolescentes sob medida protetiva; adolescentes sob medida socioeducativa e que tenham na família, pessoa com deficiência. Foi atribuído um ponto para cada critério social.

Após a conclusão desta fase de análise da documentação, a Secretaria de Ação Social irá publicar no Diário Oficial do Município, a relação das pessoas classificadas, concedendo um prazo de cinco dias para apresentação de recursos. Neste período, serão disponibilizados os cursos de qualificação profissional e geração de renda, por meio do Programa “Caminho para o Emprego” para as pessoas classificadas efetuarem a inscrição.

O pagamento do auxílio está condicionado à participação das pessoas beneficiadas em, pelo menos, um dos cursos disponibilizados para o fomento ao emprego e renda para a população afetada pelos efeitos econômicos da pandemia causada pela Covid-19.

A previsão da Prefeitura é concluir todo o processo do programa para o atendimento de 1.000 famílias, com o benefício de R$ 300,00, feito por meio de conta corrente, conta poupança ou poupança digital de titularidade do inscrito, pelo período de três meses, no mês de maio.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile