Ícone do site F3 Notícias

Ocupação de leitos em Franca volta a ficar em estado crítico e casos seguem crescendo

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca apontou que nesta quinta-feira (7) somente dois leitos de UTI no SUS estavam vazios para atender pacientes com complicações causadas pelo novo coronavírus. Há 30 leitos disponíveis e 28 pacientes estavam internados. Na rede particular da cidade, há 18 leitos e 14 pessoas estavam internadas. Até mesmo a enfermaria está com uma ocupação alta. São 36 leitos para casos menos graves e 29 pacientes estavam internados.

Os casos positivos seguem subindo em proporção geométrica. Nas últimas 24 horas, 196 pessoas tiveram exames confirmados para o novo coronavírus. Desde março de 2020, Franca teve 11.310 pessoas infectadas, sendo que 227 moradores da cidade perderam a vida após a doença causar complicações.

É fato também que a maioria dos contaminados conseguem recuperar-se. A taxa é de 71% dos casos já registrados terem se curado da doença. Com isso, 8.047 pessoas fazem parte da lista de casos recuperados.

Os casos negativos somaram nesta quinta-feira (7) 17.716 pessoas. Porém, há 1.680 pacientes ainda aguardando o resultado para novo coronavírus.

A média móvel atual é de 128,6, o que significa um crescimento de 16,7%. Esses números representam que a nova onda de contaminação chegou após o período de campanha eleitoral e as festas de final de ano.

O atua índice de isolamento na cidade está em 33% e isso representa que não há sinais de pessoas seguindo a regra de “fique em casa” porque essa porcentagem é comum em períodos fora de quarentena e de pandemia do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (7), a Unimed Franca confirmou, por conta do aumento da procura de pessoas com suspeita da covid-19, que iniciou o atendimento de triagem em uma unidade de campanha. Em breve, o Hospital e Maternidade São Joaquim também mudará seu fluxo de atendimento para se adequar ao crescimento de casos.

Na Prefeitura, órgão responsável por gerir a política local de combate ao novo coronavírus, há uma discussão sobre medidas para criar atendimento capaz de absorver a demanda gerada pela doença. Uma reunião entre representantes do poder público municipal e a Santa Casa de Franca, grupo que atende os pacientes pelo SUS, aconteceu na quarta-feira (6), em pleno período de crescimento do contágio. Detalhes das medidas ainda não foram divulgados oficialmente.

No Hospital São Francisco, antigo Regional, existe uma ala também específica para pacientes com a doença. “O Hospital Regional de Franca, que pertence ao Grupo São Francisco/Hapvida, desde março de 2020 – início do período pandêmico no Brasil – dispõe de ala específica e separada para recepcionar os pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. A unidade tem realizado investimentos e ações que garantam atendimento eficiente para seus beneficiários durante todo momento de pandemia”, divulgou o grupo particular. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que foi contaminado durante a pré-campanha, ficou internado na unidade durante uma semana. Ele não chegou a ser entubado.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile