A cidade de Franca recebe neste fim de semana o espetáculo “Escorial”, montagem teatral com elenco e direção de artistas francanos que mergulha no universo sombrio do dramaturgo belga Michel de Ghelderode. A peça será apresentada neste sábado e domingo, no Ipra (Instituto Práxis de Educação e Cultura), com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos.
Escrita em 1927, Escorial se passa em um palácio decadente, onde um rei perturbado propõe a seu bobo da corte, o Folial, uma troca de papeis. O que começa como um jogo perverso se transforma em um confronto psicológico intenso. Um monge, figura silenciosa e simbólica, observa tudo — mas nada impede a tragédia anunciada. A peça traz à tona uma visão distorcida do poder e revela o abismo entre aparência e verdade.
Com direção artística marcada por tensão e atmosfera carregada, a montagem francana de Escorial convida o público a refletir sobre os limites da autoridade e os perigos de um mundo onde o poder está adoecido.
Dirigido por Hélio Simões, com Marcelo Rocha e João Baratto – que formam o clã inútil do teatro – no elenco, o espetáculo é fruto do trabalho de artistas com longa atuação na cena cultural de Franca. A proposta valoriza o teatro local e leva ao público uma obra densa, carregada de simbolismo, que dialoga com temas atemporais como o luto, o abuso de poder e a fragilidade humana.
No domingo, às 16h, também no Ipra, será oferecida uma oficina para discutir os reflexos do poder. A entrada também é gratuita. A realização é viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Franca e do Ministério da Cultura.
SERVIÇO – Escorial, de Michel de Ghelderode
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos – distribuídos na porta, 1h antes da sessão
📍 IPRA
Rua Diogo Feijó, 1956 — Franca/SP
▪️ 17 de maio (sábado), às 20h
▪️ 18 de maio (domingo), às 19h