Ícone do site F3 Notícias

Período para informe do imposto de renda continua, veja orientações de especialista

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O período de informe do Imposto de Renda já começou e vai até 30 de abril. A lista que aponta os itens que torna uma pessoa obrigada a declarar é um pouco extensa.

O principal critério é que quem teve rendimentos tributáveis acima dos R$ 28.559,70 precisa fazer sua declaração. Outra situação é ter recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, sendo que a soma foi acima dos R$ 40 mil.

Clovis Alberto de Castro, 55, diretor-executivo da Alpha Contabilidade e Gestão de Condomínios, explica que os contribuintes devem separar um período para reunir toda a documentação necessária para que a declaração seja feita de forma correta. Por conta da lista de documentação nem sempre é fácil ter tudo de uma só vez. “Quem prefere procurar um profissional ou escritório para fazer sua declaração, o ideal é reunir tudo e enviar de uma só vez. Depois, há uma conferência para que o informe seja enviado à Receita Federal”, comenta.

O que levar para fazer uma declaração:

Confira quem está obrigado a declarar:

Quem não faz a declaração e é obrigado tem que pagar multa e vai ter o CPF com restrições, podem até ser cassado. Caso alguém tenha dúvida, pode solicitar uma consulta na Alpha Contabilidade e Gestão de Condomínios a partir do telefone (16) 9-9278-3878

*Se quiser enviar uma proposta de matéria ou foto que queira compartilhar, envie para gente no F3 Notícias Whatsapp (16) 99231-0035.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile