Notícias

Policial militar de Franca consegue salvar menina engasgada com moeda de R$ 0,10

Cabo Rulian foi chamado por familiares e ele realizou técnica de manobra de Heimlich

Uma criança ficou engasgada com uma moeda de R$ 0,10 em Franca e foi salva por policial militar. Familiares do cabo, que não estava em serviço, levaram a menina até ele. O fato aconteceu no final de semana e foi oficialmente divulgado pelo 15º Batalhão da Polícia Militar nesta segunda-feira (22).

Para conseguir retirar a moeda, o policial usou uma técnica conhecida como manobra de Heimlich. Nesse tipo de técnica de primeiros socorros para quem sofre asfixia por objeto como comida ou corpo estranho, usa-se as mãos para pressionar o diafragma da pessoa engasgada, provocando tosse forçada, que causa a expulsão o que está engasgando a vítima. O nome é atribuído ao médico dos Estados Unidos Henry Heimlich, que criou o método em 1974.

O cabo conseguiu tirar a moeda da garganta da criança e contornar a angústia da família dela. Logo depois de passado o susto, a menina foi levada para passar por exames em unidade médica de Franca e passa bem.

“O policial militar, cabo PM Rulian, estava de folga em sua residência, quando ouviu grito de socorro vindo de seus familiares, que traziam consigo uma criança engasgada. Imediatamente o policial militar realizou a manobra de Heimlich, a qual possibilitou a retirada de uma moeda de 10 centavos da garganta da criança”, informou nota oficial do 15º Batalhão do Interior.

Veja como é a técnica que o cabo Rulian usou para salvar a menina (conforme site Tua Saúde)

Imagem: Site Tua Saúde
  1. Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
  2. Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
  3. Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
  4. Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
  5. Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Caso a pessoa desmaie ou esteja desmaida

Imagem: Site Tua Saúde

Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a manobra de Heimlich deve ser abandonada e deve-se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se de seguida as massagem cardíaca do suporte básico de vida.

Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.

Própria pessoa realizando a técnica

Imagem: Tua Saúde
  • Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;
  • Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;
  • Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.

Repita o movimento quantas vezes for necessário, mas caso não seja efetivo, a manobra deverá ser feita com mais força, utilizando-se o apoio de um objeto firme e estável, que alcance a região da cintura, como uma cadeira ou um balcão. Assim, com as mãos ainda sobre o abdômen, deve-se empurrar o corpo com força contra o objeto.

Em bebês

Imagem: Site Tua Saúde

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ele continuar engasgado, deve-se incliná-lo, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

F3 Notícias

Share
Published by
F3 Notícias

Recent Posts

O Franca Shopping terá programação especial de Páscoa nos dias 4 e 5 de abril, com atividades voltadas para crianças e famílias.

O Franca Shopping realiza, nos dias 4 e 5 de abril, uma programação especial de…

2 horas ago

Prefeitura passará a pagar por denúncias de lixo irregular, mas ainda ignora falhas na coleta

  A Prefeitura de Franca regulamentou o pagamento de recompensa para moradores que denunciarem o…

7 horas ago

Estudante de biomedicina morre em acidente e duas pessoas ficam feridas em Franca

Estudante de biomedicina morre em acidente e duas pessoas ficam feridas em Franca Uma jovem…

8 horas ago

Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em fazenda de cana em Batatais

Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em fazenda de cana em Batatais Uma…

2 dias ago

Gilson de Souza reivindica protagonismo na conquista do Hospital Estadual de Franca e critica “disputa por mérito”

Gilson de Souza reivindica protagonismo na conquista do Hospital Estadual de Franca e critica “disputa…

4 dias ago

O Feirão SCPC & Acordo Certo segue disponível de forma virtual até o dia 31 de março

Inadimplência em Franca supera média nacional e acende alerta para organização financeira Levantamento da Consumidor…

5 dias ago

This website uses cookies.