Ícone do site F3 Notícias

Por que 8 candidatos disputam a eleição e querem assumir a Prefeitura de Franca?

Fotos: Divulgação

No dia 15 de novembro, próximo domingo, 238.124 eleitores estão aptos a ir às urnas em Franca para votar para candidato a prefeito e vereador na cidade. São oito candidatos que concorrem à vaga para a Prefeitura. Esta é a eleição mais disputada dos últimos quatro pleitos.

Em 2016, quando Gilson de Souza (DEM) foi eleito, havia seis candidatos (Dr. Ubiali-PSB, Flávia Lancha-PMDB, Gilmar Dominici-PT, Sidnei Franco Rocha-PSDB e Thiago Rodrigues-PSOL). Na anterior, em 2012, foram sete postulantes (Cassiano Pimentel-PT, Delegada Graciela-PP, Dr. Ubiali-PSB, Gilson Pelizaro-PT, Hamilton Chiarelo-PSOL e Marcelo Bomba-PTC) e Alexandre Ferreira, na época no PSDB, saiu vitorioso.

Indo mais além, em 2008 concorreram cinco candidatos (Cristiano Rodrigues Crico-PV, Gilson Pelizaro-PT, Jorginho-PSOL e Tito-PCB) e Sidnei Rocha (PSDB) venceu. Cinco candidatos (Cassiano Pimentel-PT, Dr. Ubiali-PMDB, Gilson de Souza-PFL, Ruy Pieri-PP e Sidnei Rocha-PSDB) também concorreram em 2004 e Sidnei Rocha foi o mais votado.

Nesse cenário de disputa, a última eleição, em 2016, representou grandes emoções para os candidatos. Sidnei Franco da Rocha e Gilson de Souza foram os dois mais votados. Sidnei teve 69.902 votos nominais (45,09% dos votos válidos) no primeiro turno, enquanto seu concorrente direto teve 34.976 votos nominais (22,56% dos votos válidos). A definição foi para o segundo turno, com Gilson de Souza recebendo 90.817 votos nominais (56,33% dos votos válidos), enquanto o adversário obteve 70.405 votos nominais (43,67% dos votos válidos).

Para o primeiro turno em 2016, 184.127 eleitores foram às urnas e houve uma abstenção de 20,60% (47.779 eleitores). No segundo turno do mesmo pleito, 177.362 pessoas foram votar, com abstenção de 23,52% (54.544 eleitores).

Para 2020, como o município tem mais de 200 mil eleitores, pode ocorrer o segundo turno novamente. Para que a eleição seja decidida em turno único, o candidato mais votado precisa obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os nulos) para ser eleito.

Com tantos nomes tentando atrair a atenção do eleitor, a decisão no dia 15 é uma caixinha de surpresas. Além disso, neste pleito há o fator pandemia, que alterou algumas regras, por exemplo, a data de votação. Essa mesma pandemia pode gerar também uma abstenção maior que em outras disputas. Porém, ainda não é possível confirmar nada antes que o eleitor decida no domingo.

Mas, afinal, por que todos esses oito candidatos querem tanto ser prefeito de Franca a partir de 2021?

As respostas deles estão nos vídeos abaixo. A ordem dos vídeos segue a mesma da urna, conforme registro na Justiça Eleitoral. O site F3 Notícias procurou todos os candidatos e fez a pergunta: “Por que você quer ser prefeito de Franca?”. A resposta foi livre e sem tempo pré-determinado. Os vídeos foram gravados pelo próprios candidatos. O único candidato que não respondeu foi João Rocha (PSL).

Adérmis Marini (PSDB)

Alexandre Ferreira (MDB)

Bruxelas (PT)

Flávia Lancha (PSD)

Gilson de Souza (DEM)

Marília Martins (PSOL)

Orivaldo Donzelli (PTB)

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile