Ícone do site F3 Notícias

Prainha de Rifaina terá protesto com embarcações e veículos contra criação de peixes

Foto: Fider Pescados

A Associação dos Amigos da Represa de Rifaina (AARR) confirmou para este domingo (2) protesto na prainha de Rifaina, a partir das 10h, contra a ampliação de de tanques de redes para criação de tilápias. A empresa MCassab é a proprietária dessa criação e atua na represa da Jaguara.

A convocação foi divulgada para vários moradores e proprietários de embarcações e chácaras que ficam em Rifaina. A previsão é que lanchas, botes, barcos, jet-skis, além de veículos façam uma grande mobilização na orla de Rifaina, com buzinaço e outras manifestações.

“Sabemos da importância da MCassab para Rifaina, trazendo receita, gerando empregos e outros benefícios sociais. Não somos contra a empresa e nem o seu funcionamento, mas é visível que a última etapa da expansão dos tanques rede, além de ocuparem mais da metade do leito do rio, colocando navegação em risco para acidentes, trouxe um nível de poluição incalculável e perceptível para todos”, informou nota da associação.

Conforme a entidade, os detritos gerados pelas fezes dos peixes está ficando represado, pois a correnteza não consegue levar esse material pelo volume que estaria sendo gerado. Há relatos de mau cheiro, número alto de algas e grande quantidade de urubus na região.

A AARR afirmou que a conclusão da expansão da empresa coloca em risco a qualidade da água da represa. “Somos contra a expansão dos tanques e da área de ocupação que a empresa pretende expandir. Se este fato acontecer, certamente estaremos acabando definitivamente com a represa. Acabando com a represa, acaberemos com o comércio e todos os empregos que o turismo gera”, afirmou a associação.

A MCassab tem instalações em Rifaina em uma área de mais de 10,8 mil metros quadrados. O local funciona com as licenças ambientais, conforme a empresa. “A fazenda produtiva aposta em sustentabilidade com o cultivo de peixes em tanques-rede, otimizando o processo e garantindo a alta qualidade do produto final. A utilização de equipamentos de alta qualidade e tecnologia de ponta em todo o processamento é primordial e valoriza cada etapa de sua produção”, divulgou a empresa.

A tilápia que é produzida em Rifaina é distribuída em mais de 1.000 pontos de venda no Brasil e também é exportada para os EUA, Japão e Indonésia.

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile