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Prefeitura cria ‘mercado livre’ gratuito para empresas de Franca venderem seus produtos

Centro de Franca com lojas fechadas. Foto: Renato Viana Albarral/F3 Notícias Whatsapp

A crise econômica ocasionada pela Covid-19 gerou desafios que muitas empresas ainda não estavam preparadas para enfrentar. A necessidade de restrição do acesso presencial a lojas de diferentes setores gerou queda de faturamento, demissões. Uma forma de contornar essa situação, pelo menos enquanto ainda não uma uma vacina já em distribuição contra a doença, é fortalecer os setores econômicos na internet.

Conforme o Instituto Econômico da ACIF, o prejuízo no faturamento do setor produtivo de Franca neste primeiro semestre de 2020 é de R$ 610 milhões.

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Franca divulgou que montou uma plataforma online e gratuita, onde as empresas da cidade poderão cadastrar-se para vender seus produtos em uma espécie de vitrine virtual. Desde o recente início da plataforma já se cadastraram uma dezena de empresários no sistema online.

O projeto está no início e, por isso, ainda é necessário que as lojas façam sua adesão. Elas também precisarão distribuir as informações pela plataforma para garantir que seus produtos fiquem expostos, em formato um pouco parecido do que já existe, como o Mercado Livre, porém sem a necessidade de pagar pelo serviço de hospedagem da loja virtual.

A estratégia digital de markeplace é apontada por especialistas como a principal inovação para garantir o faturamento do comércio.

“Nesse ambiente de pandemia que afeta a todos, a Prefeitura de Franca acaba de criar uma alternativa, através do Departamento de Tecnologia da Informação. Buscando aumentar a visibilidade das empresas francanas e amenizar um pouco essa situação, o seu TI desenvolveu a vitrine virtual, um ambiente sem custos, que permitirá ao empresário anunciar seus produtos e serviços”, informou nota do governo municipal.

Além de informar o que é vendido, cada empresa poderá também detalhar as formas de contato. Será preciso, para isso, que esses setores tenham o funcionamento ativo de suas contas nas redes sociais e no Whatsapp.

“O portal pode ser totalmente personalizado, possibilitando alterações do logotipo, cores e fontes e deixar a vitrine com o layout compatível com a sua marca, tudo isso de maneira muito intuitiva. O portal é gratuito”, explicou a Prefeitura.

O empresário que quiser testar a nova plataforma, precisa fazer um cadastro no site https://loja.franca.sp.gov.br/ e promover as alterações para adaptar seu modelo físico ao virtual. Depois de ter os cadastros inclusos, a plataforma será divulgada de forma oficial no site da Prefeitura e em mídias que promovem Franca tanto na cidade, como na região.

“Após o cadastro, é possível escolher uma URL (endereço virtual) para divulgação da vitrine, com as citações de endereço, canais de interação com os clientes e consumidores”, detalhou a Prefeitura, por meio de nota.

Além dessa opção criada pelo poder público municipal, a ACIF também promoveu uma plataforma digital chamada de Vitrine ACIF. Há 28 categorias inscritas nessa plataforma.

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