Ícone do site F3 Notícias

Prefeituras tentam garantir recursos para sair da fase vermelha em reunião com secretários estaduais

Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca

Os scretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reúnem-se com Gilson de Souza e prefeitos da região da DRS VIII ao meio-dia desta terça-feira (4), no Parque Fernando Costa. Na pauta, por parte dos municípios, está os pontos necessários para serem cumpridos e conseguir tirar a DRS VIII da fase vermelha do Plano SP.

Há mais de 20 dias nessa fase 1, a região de 22 municípios não tem conseguido avançar principalmente por não ter leitos de UTI suficientes para atender a população. A região é a que está com pior estrututa no Estado nesse quesito. Franca anunciou ontem que vai ter nos próximos dias 20 novos leitos de UTI, 10 já contratados e instalados e outros 10 que dependem de ajustes e acerto com a Santa Casa.

Porém, para desenvolvimento regional as outras cidades também precisam ampliar sua capacidade de atendimento. Quando não há leitos nessas localidades, pacientes são transferidos para Franca, que é a sede regional.

Os secretários também visitarão a Santa Casa de Franca. A instituição já comunicou ontem que vai pedir a autorização para alterar 10 leitos de enfermaria em 10 leitos de UTI. Porém, para completar essa mudança é preciso que o Estado forneça respiradores e outros equipamentos.

“A pauta da reunião será o aumento da infraestrutura hospitalar e ações emergenciais regionais de controle e enfrentamento à Covid-19”, informou nota da Prefeitura de Franca sobre o tema principal da reunião.

Com pouco mais de quatro meses do início da pandemia na região, esta é a primeira vez que representantes do governo do Estado fazem visita à região. O encontro foi marcado depois que 17, dos 22 municípios da região da Alta Mogiana, formaram um comitê regional de enfrentamento do novo coronavírus. A primeira reunião de comitê foi no dia 27 de julho.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile