Ícone do site F3 Notícias

Projeto procura resgatar a história negra e promove ações em escolas de Franca

O projeto “Kinquilharia da Senzala: Resgatando a História Negra nas Escolas de Franca” é uma iniciativa educacional antirracista e decolonial, voltada para os alunos do município de Franca e que está em andamento. O projeto pretende promover o entendimento e a apreensão da história e cultura afro-brasileira e procura revelar o outro lado da história, destacando a criatividade e resistência dos povos africanos e afrodescendentes. O objetivo é apresentar um conhecimento para permitir a compreensão do papel da comunidade negra na construção do país.

Durante o primeiro semestre letivo de 2024, o projeto será implementado em diversas escolas municipais de Franca, abrangendo áreas como a Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste, além da UNESP e da Sociedade dos Cegos. A proposta é trazer à tona narrativas e perspectivas historicamente marginalizadas, a versão do quilombo e da senzala.

Isa do Rosário, educadora e produtora do projeto, traz a exposição direto de seus ancestrais e são objetos testemunhas do processo de colonização no Brasil. Os objetos servem como testemunhas silenciosas de uma época marcada por injustiças históricas e contribuem para compreender como a comunidade negra desempenhou um papel fundamental na construção do país.

A exposição é um patrominio material que promove a conscientização sobre a contribuição e a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional.

A equipe por trás deste projeto é composta por Isa do Rosário e Layla Nunes na produção, Paula Gualberto na assistência de produção, Ellen Mendes na coordenação pedagógica, Camila Tomé na direção de fotografia, Michele Campos na criação artística , Nathalia Luchesi nas redes sociais e Rose Morais na acessoria de imprensa.

Para realização do projeto há apoio do Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, e parceria também entre a Feac e a Prefeitura de Franca.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile