No município de São Sebastião do Paraíso (MG), houve caso, em fevereiro, de furto de dezenas de mudas de café que estavam plantadas. Essa situação foi denunciada pelo prefeito da cidade mineira, Marcelo Morais.
As imagens do furto foram encaminhadas a ele e a vítima pediu ajuda em intervenções de segurança.
Nesta semana, a Polícia Militar teve reunião com o prefeito para tratar sobre segurança na zona rural. Para a região, haverá a chegada de 21 novos sargentos, sendo que seis ficarão lotados em São Sebastião do Paraíso.
Esses detalhes foram repassados na manhã desta quinta-feira (13). O encontro também serviu para que o comando do policiamento para a região de São Sebastião do Paraíso ouvisse demandas de autoridades locais.
Na tentativa de conter novos crimes, há também reunião no Consórcio AMEG, que reúne vários municípios da região do Rio Grande em MG, para tratar de estratégias coletivas para combater furto e roubo em plantações de café.
Já foi marcado para o dia 21 de fevereiro o encaminhamento de requerimento para que ocorra audiência pública envolvendo produtores, policiamento, prefeituras.
A região onde está São Sebastião do Paraíso é responsável por mais de 55% da produção de café em Minas Gerais, estado que é o maior produtor no Brasil. Em 2019, foram exportados mais de US$ 3,1 bilhões por Minas Gerais, em um total de 27 milhões em sacas.