Ícone do site F3 Notícias

Quase um 1 sem esperança, paciente passa por cirurgia ortopédica e recupera movimento de mão

Marcelo Alvarenga (camisa azul), com o médico Laurence Dias de Oliveira (ao Centro), junto com residentes e enfermeiro da equipe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Franca. Foto: Divulgação

Acidente com bicicleta, tratamento difícil, esperança sendo questionanda e uma luz encontrada a partir de uma cirurgia ortopédica realizada em Franca, pelo SUS. Essa é parte da história que começa assim: no dia 10 de setembro de 2020, Marcelo Alvarenga, 43 anos, sofreu um grave acidente de bicicleta, que causou importantes lesões no seu antebraço e uma lesão do plexo braquial alta à esquerda, com perda da capacidade de flexão do cotovelo com antebraço supinado; após realização de eletroneuromiografia foi constatada uma lesão pós-ganglionar de tronco superior.

Marcelo teve sua rotina de vida alterada e prejudicada, precisando ser afastado de seu trabalho como auxiliar de
pedreiro. Começava aí uma sequência de idas e vindas para hospital e clínicas, na tentativa de recuperar os movimentos perdidos do braço. Após um período de acompanhamento com fisioterapia, sem evolução do quadro, o paciente foi encaminhado para o médico ortopedista Laurence Dias de Oliveira, diretor técnico no Grupo Santa Casa de Franca.

Após a avaliação, o tratamento indicado foi a realização de uma cirurgia, que poderia ter bastante sucesso para o seu caso. Em agosto de 2021, mediante concordância do paciente, o médico, baseado na literatura, realizou a cirurgia de Neurotização de Oberlin, um procedimento que localiza um nervo doador (Nervo Ulnar), sendo individualizado um segmento e transferido para o nervo lesado (nervo musculocutâneo). “Todo o procedimento cirúrgico foi realizado com o auxílio de lupas de aumento e as suturas reforçadas com cola de fibrina”, observou Laurence.

Após o repouso e a reabilitação, o paciente recuperou a função do braço. Atualmente, segue com exercícios para fortalecimento e retomada gradual da força, movimentos e habilidades, o que é considerado um enorme ganho diante das condições iniciais.

Marcelo Alvarenga. Foto: Divulgação

“Realmente, essa cirurgia me trouxe uma nova perspectiva na rotina de vida diária; ainda estou afastado do meu
trabalho, mas já tive uma boa evolução nos movimentos do meu braço; posso fazer coisas no dia a dia que antes não tinha como realizar. Agradeço pela atenção dos profissionais da Santa Casa de Franca, onde fui muito bem atendido – e principalmente ao Dr. Laurence, que teve essa iniciativa de me propor a cirurgia, trazendo essa nova qualidade de vida para mim. Muito obrigado a todos!”, agradeceu Marcelo.

O médico responsável pela cirurgia destacou o avanço que o setor de ortopedia está tendo dentro do hospital. “A área de Ortopedia do Grupo Santa Casa de Franca mantém um serviço de excelência, credenciado pela SBOT  – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A unidade de Ortopedia da instituição é referência em ensino para a Residência Médica, fornecendo aprendizado prático de alto nível aos médicos residentes, com preceptores altamente capacitados e especializados, com reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura – MEC. Por isso, temos capacidade técnica e o suporte necessário para atuar em casos como o do paciente Marcelo Alvarenga, obtendo sucesso; enfatizando, que é um serviço que atende a população através do SUS – Sistema Único de Saúde”, concluiu.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile