Ícone do site F3 Notícias

Santa Casa de Franca tem 17 novos leitos pelo SUS para atender bebês recém-nascidos

Foto: Divulgação/Grupo Santa Casa de Franca

A Diretoria Administrativa do Grupo Santa Casa de Franca inaugurou, nesta sexta-feira (6), 17 leitos nas suas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal, UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencional) e na UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru). Toda essa estrutura é para atender o recém-nascido de risco e que necessita de cuidados neonatais, devendo estar em um local com uma estrutura adequada.

Essa nova estrutura para auxiliar esses bebês mais frágeis foi montada em local onde antes era um anfiteatro da instituição. Como o espaço estava subutilizado em função da pandemia, a direção decidiu investir no cuidado de crianças. Agora, os recém-nascidos poderão ter uma área para ficar com as mães. A mulher ainda poderá escolher se o pai, companheiro ou um acompanhante podem ajudá-la.

Por conta dos cuidados que esses pequenos pacientes exigem, essa nova área foi montada para ter menos ruídos externos, além de oferecer luminosidade e climatização mais favoráveis para os bebês e as mães.

“A ambiência em Unidades Neonatais envolve todos os setores de cuidados ao recém-nascido, do local de nascimento aos locais onde ele permanece após o nascimento. As UCINCo, também conhecidas como Unidades Semi-Intensivas, são serviços em unidades hospitalares destinados ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco que demandam assistência contínua, porém de menor complexidade do que na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal). A UCINCa (Unidade Canguru) consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais. Ela acolhe a mãe e o filho, permitindo o contato através do método, com o objetivo de aproximar, reforçar os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar”, detalhou a Santa Casa de Franca, em nota.

A área inaugurada contém 14 leitos convencionais e três leitos “Mãe Canguru”. O atendimento é realizado por equipe de enfermagem, médicos pediatras, fisioterapeutas, equipe multidisciplinar (nutricionista, farmacêutica, psicóloga e assistente social) e pessoal técnico para a higiene e limpeza, com o apoio do setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

“A amamentação é estimulada como forma de proteção contra infecções, regurgitações alimentares e para manter o vínculo do recém-nascido com sua mãe. Nos casos em que não é possível amamentar, há ainda o Banco de Leite Humano do Grupo Santa Casa, que dedica todo o apoio à mãe e ao bebê, fornecendo leite materno tratado sob os mais rígidos protocolos de higiene, que irá colaborar para o desenvolvimento da saúde do bebê”, detalhou o hospital.

Conforme o presidente voluntário do Grupo Santa Casa, Tony Graciano, o intuito dos investimentos é para aumentar humanização. “Nós, do Grupo Santa Casa de Franca, procuramos sempre investir em estruturas adequadas, com qualidade e excelência nos processos, mas acima de tudo mantendo o foco na humanização, pois trabalhamos no atendimento a seres humanos, que além do tratamento de saúde, precisam de toda uma rede de atenção, apoio e carinho. E temos conseguido seguir esta linha com sucesso. Parabenizo nossos, médicos, equipes multiprofissionais e técnicas, que realizam um trabalho conjunto de alto nível, seguindo as diretrizes de nossa gestão – garantindo o resultado esperado no atendimento à nossa população”, disse o presidente.

Manutenção

Foto: Divulgação/ Grupo Santa Casa de Franca

Autoridades públicas estiveram presentes na inauguração do espaço. Durante o evento, a diretoria reforçou a vereadores e ao secretário municipal de Saúde de Franca, Lucas Souza, que a instituição ainda necessita de R$ 8,3 milhões para continuar mantendo a estrutura de atendimento COVID SUS e não-COVID já disponibilizadas à população.

A estrutura do AME, que atendia pacientes com covid-19, voltará ao seu atendimento normal no próximo mês. Porém, outros leitos Covid SUS vão continuar ativos. “Os representantes demonstraram apoio ao Grupo Santa Casa de Franca, comprometendo-se a trabalharem unidos para buscar a melhor solução para a questão proposta, cada um dentro de suas competências e alcances. A Diretoria do Grupo Santa Casa de Franca agradece a todos pelo apoio e atenção à instituição, que irão impactar positivamente no atendimento a toda a população de Franca e região”, informou.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile