Ícone do site F3 Notícias

Secretário estadual está previsto para vir a Franca verificar situação da pandemia

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fará visita a Franca nesta terça-feira (4) para acompanhar a situação da pandemia do novo coronavírus na cidade-sede do Departamento Regional de Saúde VIII e verificar a instalação de de leitos de UTI. A visita dele foi confirmada pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Franca.

O horário de chegada ainda será detalhado posteriormente. Na semana passada, o governador João Doria havia dito que enviaria um representante do Estado para Franca e também Ribeirão Preto. As regionais de saúde dos dois municípios estão na fase vermelha há mais de 20 dias. Com a fase vermelha, comércios e shoppings não estão autorizados a abrir e receber clientes em seu interior. Em Franca, está autorizada a realização de atendimento via drive thru e por delivery.

Vinholi terá reunião com o prefeito Gilson de Souza e chefes de Executivos de outras 21 cidades da região administrativa. Na pauta do encontro estará a necessidade de liberação de recursos para garantir o funcionamento de equipamentos de UTI não só em Franca, mas em Igarapava, Ipuã, São Joaquim da Barra e Ituverava. O Estado chega a enviar os respiradores, mas os recursos para manutenção ficam emperrados entre negociações da Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde.

O secretário tem sido o contato direto do prefeito Gilson de Souza na intermediação com o Estado sobre a situação dos municípios da DRS VIII. Em julho, quando a regional teve lotação máxima de leitos de UTI durante um final de semana, Gilson de Souza recorreu a Marco Vinholi para pedir urgência em medida de liberação de recursos e equipamentos.

“Durante a reunião com os prefeitos da região, no dia 27 de julho, quando se formou o Comitê Regional de Enfrentamento à Covid-19, o prefeito Gilson de Souza ligou para o secretário e solicitou que ele recebesse os prefeitos em comitiva em São Paulo ou agendasse uma visita à região”, informou nota da Prefeitura.

“A confirmação da visita mostra que a união dos prefeitos para aprofundar o diálogo com o governo de São Paulo sobre a necessidade de uma assistência bem mais ampla e urgentíssima contra a Covid-19 está dando resultado”, defendeu comunicado do governo municipal francano.

O Comitê Regional também estudou a viabilidade ou não de se realizar lockdown nos municípios, mas não houve consenso para a medida ser implantada em todas as cidades. O prefeito de Gilson de Souza, por exemplo, decidiu que não haveria esse tipo de restrição em Franca.

Números da pandemia em Franca

Os casos positivos chegaram a 1405 neste domingo (2). O número de óbitos continua crescendo diariamente. Já são 11 dias que há registro consecutivo de falecimento atribuído à Covid-19. Nesta segunda-feira (4), a 37ª vítima não resistiu. O paciente estava no Hospital do Coração, que pertence ao Grupo Santa Casa.

Estatisticamente, agora o novo coronavírus atingiu 0,4% da população (esse número tem crescido diariamente) e o nível de letalidade entre os infectados está em 2,6%.

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile