Ícone do site F3 Notícias

Sem o francano Odirlei Pessoni, morto em acidente, seleção de bobsled retoma treinos

Foto: Divulgação/Clube Paulista de Desportos no Gelo

Odirlei Pessoni, 38 anos, era um dos atletas da equipe de bobsled do Brasil e estava caminhando para participar de sua terceira olimpíada, representando Franca na competição. Tragédia registrada em 27 de março deste ano acabou tirando a vida de Pessoni. Ele sofreu acidente quando fazia trilha de moto na região de Peixoto (MG).

O time brasileiro voltou a fazer treinamento preparando-se para participar dos Jogos de Inverno e sem um de seus integrantes. A dedicação e fé agora é por conquistar uma medalha na quinta participação da equipe na disputa. Odirlei foi nas edições de 2014 e 2018.

O capitão do grupo, Edson Bindilatti, competiu no evento de bobsled nos Jogos de Inverno de 2002, 2006, 2014 e 2018, junto com Pessoni, e acha que o Brasil está cada vez mais perto da glória. “Temos atletas de alto nível aqui no Brasil, atletas com a mesma capacidade de qualquer outro do mundo”, disse Bindilatti à Reuters. “Somos muito fortes”, afirmou.

A equipe, que inclui dois ex-praticantes de salto triplo, trabalha duro para melhorar seu calcanhar de Aquiles, a arrancada, com a ajuda de um aparato de segunda mão na beira de uma pista de corrida nos arredores de São Paulo. Bindilatti vê paralelos com Jamaica Abaixo de Zero, filme de 1993 sobre a equipe de bobsled da Jamaica, e seus colegas concordam.

Um deles, Luis Henrique Gonçalves, está ansioso para ir a Pequim em 2022, e ainda mais ansioso para ver neve pela primeira vez: “Chegar lá [na Olimpíada] e ver a neve e o gelo, nunca fiz isso na minha vida. Seria uma satisfação enorme para mim”, conclui Gonçalves., que é o novo integrante do time. A equipe brasileira de bobsled era formada por Odirlei, Edson Luques Bindilatti, Edson Martins e Rafael Souza.

Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Conquistas do Brasil no Bobsled

2000 – Primeira medalha da história: bronze no 4-man em uma etapa da Copa América!

2002 – Bobsled brasileiro conquista seu primeiro ouro: vitória das mulheres na etapa de Calgary da Copa América!

2002 – Participação nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City, com a 27ª colocação no 4-man.

2003 – Brasil estreia no Mundial e na Copa do Mundo de Bobsled!

2006 – Equipe masculina de bobsled do Brasil conquista sua primeira medalha de ouro: vitória na Copa Challenge, em Königssee, na Alemanha.

2006 – Bobsled brasileiro participa dos Jogos Olímpicos de Turim e termina na 25ª colocação do 4-man.

2014 – Equipe feminina de bobsled do Brasil é campeã da Copa América de Bobsled na temporada 2013/2014.

2014 – Bobsled brasileiro disputa os Jogos Olímpicos de Sochi com o 4-man (28ª colocação) e o time feminino (19ª posição).

2015 – Equipe brasileira de bobsled 4-man é campeã da Copa América de Bobsled.

2016 – Brasil participa dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega! Jessica Victoria e Marley Linhares competiram no monobob, modalidade individual específica para esta competição.

2016 – Bobsled conquista duas medalhas de bronze no Mundial de Push de Bobsled, na Romênia.

2017 – Equipe masculina de bobsled é vice-campeã da Copa América de Bobsled no 4-man e no Combinado.

2018 – Equipe 4-man conquista a Copa América de Bobsled pela segunda vez.

2018 – Bobsled brasileiro participa de mais uma edição dos Jogos Olímpicos: 23º no 4-man e 27ª no 2-man.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

*F3 Notícias, com Agência Brasil

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile