Ícone do site F3 Notícias

STF está inclinado a proibir celebrações religiosas com fiéis

Igreja matriz em Cristais Paulista. Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (8) maioria de votos contra a liberação — no momento mais crítico da pandemia de Covid-19 — de celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas.

Até a última atualização, às 18h40, 6 dos 11 ministros já tinham manifestado o entendimento de que estados e municípios têm autonomia para estabelecer medidas restritivas a atividades religiosas presenciais em razão da pandemia de coronavírus — somente Nunes Marques e Dias Toffoli divergiram dessa tese.

A Prefeitura de Franca, após decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques, dada no sábado (3), publicou decreto autorizando que as missas e cultos poderiam voltar a receber fiéis, respeitando alguns critérios sanitários. O mesmo aconteceu em Cristais Paulista e nas demais 20 cidades do Departamento Regional de Saúde VIII.

A definição do STF vai balizar como o governo municipal vai agir com relação a essa questão de autorizar ou não a realização de eventos religiosos com a presença de pessoas.

O Departamento Regional de Saúde de Franca, que engloba outros 21 municípios, prossegue na fase emergencial do Plano São Paulo. Com isso, há medidas mais restritivas para diversos setores. Todo o Estado de São Paulo está nessa condição.

A situação de leitos no SUS é um dos critérios para alterar a situação do Plano São Paulo. Em Franca, por exemplo, houve a abertura de três novos leitos de UTI, passando agora o sistema de saúde a operar com 59 leitos. Todos estão ocupados.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile