Ícone do site F3 Notícias

Vigilância, com apoio da PM, vai exigir plano de trabalho de fábricas para garantir segurança em saúde

Foto: F3 Notícias Whatsapp

A Vigilância Sanitária de Franca continua realizando vistorias e recebendo denúncias de estabelecimentos que voltam a funcionar sem um devido atendimento a regras de distanciamento e oferecimento de higiene pessoal. Essas condições passaram a ser necessárias devido ao risco de epidemia do novo coronavírus que existe para a cidade. O contingenciamento em Franca está sendo feito desde a sexta-feira passada (20) e ainda não houve registro da Covid-19 no município, conforme boletim divulgado na quinta-feira (26) à noite.

Nesta semana, a equipe de fiscalização, com apoio da Polícia Militar, aplicou auto de infração a uma empresa instalada no Jardim Paulistano que estava funcionando com pelo menos 10 funcionários. Em vídeo que circula na em grupos de Whatsapp, o empresário reclama que apesar de ter 600 funcionários, enfrenta dificuldade para produzir e que se não voltasse a operar, iria dar aviso prévio para toda a sua equipe na segunda-feira.

Conforme nota do governo municipal, a empresa fiscalizada não tinha ainda elaborado um plano de trabalho atestado por um médico para garantir a segurança e saúde dos funcionários. “Não houve interdição, mas foi lavrado um auto de infração e solicitado que a empresa apresente um plano de trabalho, atestado por um médico”, detalha a Prefeitura de Franca.

A Vigilância tem recebido denúncias por telefone sobre funcionamento de empresas sem a devida segurança em saúde que o momento atual exige. “As medidas adotadas visam o combate ao avanço do novo coronavírus e a preservação da saúde das pessoas”, pondera o poder público municipal.

Entre quarta e quinta, o prefeito Gilson de Souza reuniu-se com entidades representantes do comércio e indústria para tratar da reabertura dos setores na cidade. Atualmente há um decreto municipal e outro estadual prevendo o fechamento do comércio até 7 de abril. O decreto municipal trata mais especificamente do fechamento das fábricas, enquanto o estadual abre brecha para o funcionamento de unidades desse setor.

“É importante dizer que todas as ações em relação ao controle do coronavírus em Franca estão sendo tomadas coletivamente. Muitos eixos precisam ser cuidados neste momento, estamos preocupados e atentos para termos o menor impacto possível e proteger a saúde das pessoas. Continuamos abertos ao diálogo e prontos para as adequações que forem necessárias”, afirmou o prefeito Gilson de Souza nesta quinta-feira.

Nessas reuniões realizadas nesta semana foi definido que os setores devem desenvolver um plano de ação. Nesta sexta-feira de manhã, uma nova reunião está marcada para acontecer na prefeitura para tratar da questão.

Leia desdobramento dessa notícia em

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile