Ícone do site F3 Notícias

Vigilância divulga mapa atualizado de onde há casos de Covid-19 em Franca

A cidade de Franca está com 317 casos ativos de novo coronavírus neste domingo (5). Em boletim da Vigilância Epidemiológica atualizado, mapa de casos distribuídos de forma espacial mostra que a doença está espalhada pelo território e só em pequena área do bairro Franca Polo Club e Jardim Santa Efigênia não há casos confirmados. Até mesmo no Distrito Industrial o mapa indica que uma pessoa foi infectada.

O total de casos positivos chegou a 482, 13 a mais que no sábado (4). As pessoas recuperadas somam 153, mesmo número do dia anterior.

Os óbitos aumentaram neste domingo, após dois homens faleceram no Hospital do Coração, um de 47 anos e outro de 67 anos. Há 12 mortes de moradores de Franca confirmadas até agora.

Outras 125 pessoas estão aguardando resultado da doença e são monitoradas pelas autoridades de saúde. Os casos negativos somam 880 casos.

Com o crescimento de infectados, a ocupação de leitos de UTI aumentou. Boletim deste domingo indicou que 79% dos leitos para pacientes graves estão ocupados. Dos 33 leitos para internação, há 26 pacientes. Na enfermaria há 59 leitos e oito pessoas internadas.

Entre os casos ativos, ou seja, de pessoas que lidam com a Covid-19, 8% delas precisam de leitos de UTI pelo fato de ficarem em estado grave.

Como a ocupação de UTIs está em estado crítico em Franca, Prefeitura e Estado tratam nesta segunda-feira (6) sobre o aumento de vagas. O prefeito Gilson de Souza recorreu ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na noite deste domingo para pedir intervenção na Secretaria de Estado da Saúde.

Há sete equipamentos já disponíveis na Santa Casa de Franca para montagem de novas UTIs, mas os aparelhos estão desligados. Faltam detalhes burocráticos para que eles passem a funcionar.

A Secretaria estadual de Saúde informou ao F3 Notícias, por meio de nota, que o governo federal ainda não habilitou os novos leitos para funcionarem. Isso significa que o dinheiro para pagar pelos serviços não foi liberado.

“A habilitação de leitos de UTI é responsabilidade do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde solicitou ao órgão a habilitação dos leitos de UTI para a Santa Casa de Franca e tem cobrado o governo federal para agilidade na habilitação destes e outros leitos no SUS em SP. A documentação das unidades hospitalares citadas pela reportagem foi encaminhada ao Ministério”, informou nota oficial da Secretaria estadual de Saúde.

Veja mapa atualizado de casos

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile