A Casa Maternal São Francisco de Assis, construída na Rua Francisco Marques, ao lado da Igreja de São Judas Tadeu, está comemorando 50 anos na cidade neste mês.
A instituição iniciou a partir da idealização de um grupo de paroquianos da Igreja São Judas Tadeu, que criou a Ação Social Franciscana, isso no início da década de 70. Estas pessoas, com o apoio dos frades que ali estavam, lutaram pela construção da tradicional Creche da São Judas como é carinhosamente conhecida por todos.
Segundo constam nas atas que retratam o histórico desta instituição, ela foi criada em 06/04/1971, completando neste mês o Jubileu de Ouro.
Lá no início, conseguiram o terreno para a construção da creche, o recurso material era oriundo do trabalho destes que iniciaram este projeto, sem participação alguma do poder público.
Conseguiram, através de promoções, arrecadarem recursos para primeiro construí-la e depois para mantê-la funcionando. As pagens eram voluntárias e chegavam até a baterem de porta em porta, solicitando mantimentos para prover às crianças, que de início foram 20, todas residentes da região. Para tornar-se efetivamente a “creche”, criou-se a primeira diretoria, quando a partir de então passou a ser chamada: Casa Maternal São Francisco de Assis em 1971.
De lá para cá, 20 diretorias já passaram.
A partir de 1988, quando da nova Constituição, é previsto que a creche é direito da família e dever do Estado. Isso fez com que aumentasse a participação do poder público.
Atualmente a creche é administrada por uma diretoria de 29 paroquianos, entretanto a participação do Poder Público tem sido fundamental. Tendo esta diretoria, juntamente com a coordenação da creche, a função de administrar a subvenção recebida da Prefeitura. através do convênio com a Secretaria Municipal de Educação.
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a creche atende 96 crianças com a faixa etária de 9 meses a 3 anos e 11 meses, e tem como missão: “Oferecer às crianças o bem estar e a proteção integral, visando seu desenvolvimento nos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e espirituais”, informou a instituição.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.