PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A COVID-19

Tire aqui suas principais dúvidas sobre a Covid-19 e mantenha se informado e protegido. As informações a seguir são de fontes confiáveis.

Após a exposição a uma pessoa com COVID-19, siga estas orientações:

Ligue para seu prestador de cuidados de saúde ou para uma central de informações sobre a doença para descobrir onde e quando você pode fazer um teste.
Informe outras pessoas com quem você teve contato para impedir a propagação do vírus.
Caso não seja possível fazer o teste, fique em casa e pratique o distanciamento social por 14 dias.
Enquanto estiver em quarentena, não vá ao trabalho, à escola ou a espaços públicos. Peça para alguém levar itens essenciais até você.
Mantenha pelo menos um metro de distância de outras pessoas, incluindo membros da sua família.
Use uma máscara para proteger os outros, até mesmo se/quando você precisar procurar atendimento médico.
Higienize as mãos com frequência.
Fique em um cômodo separado dos outros membros da sua família. Se isso não for possível, use máscara.
Mantenha o ambiente bem ventilado.
Se você divide o quarto com alguém, deixe um metro de distância entre as camas.
Preste atenção por 14 dias para ver se você apresenta sintomas.
Ligue para o prestador de cuidados de saúde imediatamente se você apresentar qualquer um destes sintomas: dificuldade para respirar, perda da fala ou da mobilidade, confusão ou dores no peito.
Mantenha contato com seus entes queridos por telefone ou on-line e faça exercícios para manter o pensamento positivo

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
Sintomas menos comuns:
dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.

Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.

Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.

Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade local de saúde.

Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:
• Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
• Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
• Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
• Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
• Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
• Fique em casa se você se sentir indisposto.
• Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Máscaras

Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Ainda não há comprovações científicas que demonstram como o Coronavírus surgiu na espécie humana. Mas, muitas pessoas, e até mesmo o ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2008, acreditam que o vírus foi criado nos laboratórios chineses. As teorias da conspiração variam entre a criação de uma arma biológica para melhorar a economia do país e uma vacina contra o HIV que não deu certo e “escapou”.

Por mais criativas que sejam, grande parte dos cientistas alegam que a fórmula do SARS-CoV-2 é muito diferente daquelas vistas em vírus do mesmo grupo. Para eles, o mais provável é que tenha sofrido por processos de evolução natural, visto que já existiu uma versão do vírus no passado.

Há ainda quem diga que o vírus veio do morcego: na primeira hipótese, o vírus teve contato parcial com os humanos por meio das fezes e saliva do roedor e, com isso, foi se adaptando aos poucos para “atacar”. Outra diz que o vírus só passou do morcego para o humano de forma mais rápida por já ter passado por essa evolução natural de forma silenciosa. Alguns cientistas ainda acreditam que o pangolim, o único mamífero com escamas, tenha sido um hospedeiro intermediário do vírus.

Desde o início de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a chamar oficialmente a doença causada pelo novo coronavírus de Covid-19.

COVID significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, quando os primeiros casos em Wuhan, na China, foram divulgados publicamente pelo governo chinês no final de dezembro.

A denominação é importante para evitar casos de xenofobia e preconceito, além de confusões com outras doenças.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.