A senadora pelo Distrito Federal, pastora e ex-ministra do governo Bolsonaro, Damares Alves (Republicanos), vem a Franca nesta segunda-feira (19) para falar sobre enfrentamento à violência doméstica. O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Divide a apresentação a empresária francana Luiza Helena Trajanto, fundadora do Grupo Mulheres do Brasil e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. O evento acontece no Parque Fernando Costa, das 9h às 17h.
Quando foi ministra, Damares deu declarações polêmicas envolvendo o próprio enfrentamento à violência doméstica, como também sobre machismo e outros temas. Veja algumas falas:
- Em vídeo, Damares cravou “menino veste azul, e menina veste rosa”. A declaração envolvendo ideologia de gênero gerou críticas. “Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores”, disse depois.
- Quando era pastora ela dizia ser “mestre em educação” e “em direito constitucional e direito da família”, títulos acadêmicos que ela não tem.
- Em vídeo de 2013, a agora senadora declarou: “(Especialistas) Eles ensinam que o menino tem que ser masturbado com 7 meses de idade para quando ele chegar na fase adulta ele possa ser um homem saudável sexualmente, e a menina tem que ter a vagina manipulada desde cedo para que ela tenha prazer na fase adulta. Estão até distribuindo uma cartilha para os pais como massagear sexualmente suas crianças.”, ao falar sobre uma cartilha na Holanda.
- Ela também declarou: “As meninas lá são exploradas porque elas não têm calcinha, não usam calcinha, são muito pobres. Me disseram: ‘Por que o ministério não faz uma campanha para levar calcinhas para lá?’. Conseguimos um monte, mas por que levar calcinhas?”, justificou sobre exploração sexual na Ilha de Marajó.
O evento é justificado como sendo uma importante ferramenta de capacitação. “A própria Lei Maria da Penha, em seu artigo 8º, traz como uma de suas diretrizes a capacitação permanente do pessoal responsável por sua aplicação com profissionais das áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação. Referido dispositivo foi inspirado no artigo 8º da Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra mulher (Convenção de Belém do Pará), que busca promover o conhecimento e a observância dos direitos da mulher, modificando os padrões sociais e culturais de conduta eivados de preconceitos, costumes e outras práticas baseadas na premissa da inferioridade ou superioridade de gênero, bem como promover a educação e o treinamento de todos os responsáveis pela aplicação da lei e do pessoal encarregado da implementação de políticas de prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher. ”
A abertura é com Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, procurador de Justiça do MPSP, bem como diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Ainda tem a senadora Damares Regina Alves, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB).
Não foi divulga
Veja a lista de autoridades previstas:
- Ana Lourinete Costa Lobo Montanher – Prefeita do Município de Ribeirão Corrente.
- José Ricardo Rodrigues Mattar – Prefeito do Município de Igarapava. Presidente do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana – COMAM.
- Marcelo Otaviano dos Santos – Prefeito de Monte Azul Paulista. Presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande – CODEVAR.
- Claudio Luis Watanabe Escavassini – Promotor de Justiça Criminal do Ministério Público do Estado de São Paulo em Franca. Coordenador do 7º Núcleo Regional do CEAF/ESMP em Franca. Idealizador do Instituto Escuta Ativa.
- Coronel Marcelo dos Santos Sançana – Comandante do CPI-3 – Comando de Policiamento do Interior 3.
- Fred Guidoni – Presidente da Associação Paulista de Município – APM.
- Janaína Lucas dos Santos – Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF de Franca.
- Laura Maniglia Puccinelli Diniz – Juíza de Direito da Comarca de Franca.
- Luiza Gomes Gouvêa Miranda – Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Franca.
- Luiza Helena Trajano – Empresária e Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza.
- Mário Eduardo Bernardes Spexoto – Defensor Público e Coordenador da Unidade de Franca.
- Maysa Furlan – Vice-reitora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.
- Rosana Márcia Queiroz Piola – Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo em Franca.
- Rose Morais – Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca – COMDECON de Franca
- Sílvia Melo – Presidente Executiva da União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP
- Theresinha de Almeida Ramos Neves – Secretária Executiva da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo.
- Vanessa Ribeiro Mateus – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Presidente da Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS.
- Wanir José da Silveira Júnior – Delegado Seccional de Franca