A Escola Estadual Josephina, localizada no bairro São Joaquim, em Franca, voltou a ser alvo de criminosos nesta segunda-feira (15). O colégio sofreu mais um furto de fiação elétrica o segundo em menos de uma semana e o sexto registrado em boletim de ocorrência neste ano.
Impacto direto nos alunos
O episódio gerou forte indignação entre pais e professores, já que cerca de 300 estudantes ficaram sem energia elétrica no prédio escolar, além de comprometer o funcionamento básico da instituição, a falta de energia prejudicou a realização de uma prova considerada fundamental no calendário letivo.
“É desesperador. As crianças estão em plena avaliação, sem luz, sem acesso à ventilação e sem comunicação. O prejuízo para o aprendizado e para a segurança é enorme”, relatou a mãe de um aluno.
Vulnerabilidade e insegurança
De acordo com moradores e funcionários, os criminosos entram pelo bosque que fica nos fundos da escola área que já gerou polêmica por estar abandonada pela Prefeitura.
“Há diversos furtos no bairro e sempre se escondem lá. Já roubaram até os escoteiros que têm sede no local”, contou uma moradora.
Espera por providências
Apesar de todos os registros policiais, pais, professores e funcionários afirmam que nenhuma medida foi adotada pelas autoridades até o momento para impedir os furtos recorrentes. A comunidade cobra providências imediatas para garantir a segurança e o direito à educação de centenas de crianças que, além da perda pedagógica, estão sendo submetidas a riscos físicos e emocionais.