Integrantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) vieram a Franca para fiscalizar e analisar o trabalho da Sabesp no fornecimento de água.
A cidade passou por grave crise hídrica e houve racionamento por mais de um mês. Existe obra de ampliação do sistema de captação, mas ela está atrasada. A Sabesp não divulgou dados sobre medidas emergenciais que podem ser tomadas para evitar o desabastecimento.
Os fiscais da Arsep reuniram-se com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) para receber relatos da situação e posicionamento da Prefeitura com relação a reclamações.
A agência tem independência administrativa para fiscalizar a prestação de serviços como o fornecimento de água.
“Conversamos sobre medidas para evitar desabastecimento da cidade. Os fiscais estão analisando a situação dos sistemas de abastecimento de água e as medidas tomadas pela Sabesp. Com as últimas chuvas, a captação de água voltou ao normal. Por outro lado, para reforçar o abastecimento, a Sabesp mantém a previsão de entregar as obras do novo sistema de captação no rio Sapucaí até o final do primeiro semestre do ano que vem”, comentou Alexandre Ferreira.
Sobre a construção do novo sistema de captação, os fiscais pediram o cronograma das etapas de finalização das obras e irão acompanhar o andamento dos serviços.
Conforme Alexandre, a Prefeitura está cobrando a Sabesp. “Nós, também, estamos acompanhando de perto e cobrando às ações necessárias, pontuou.