Após a repercussão da matéria divulgada pelo F3 Notícias, a ponte sobre o Rio Grande, que liga Miguelópolis (SP) a Conceição das Alagoas (MG), foi totalmente interditada nesta quinta-feira (5). A decisão foi tomada após a constatação de trincas nos pilares de sustentação, identificadas inicialmente por pescadores na quarta-feira (4).
Até então, o tráfego ainda era permitido de forma restrita para veículos leves. Com a interdição total, nenhum tipo de veículo pode atravessar a estrutura, considerada em risco, segundo avaliação técnica preliminar.
Com o bloqueio, motoristas que precisam acessar Minas Gerais terão que utilizar rotas alternativas, o que pode representar um acréscimo de cerca de 100 quilômetros no percurso. Entre as opções estão desvios por rodovias estaduais paulistas e federais, passando por municípios como Guaíra, Barretos, Ituverava e Igarapava, antes de retornar ao território mineiro.
A ponte foi construída na década de 1970, no mesmo período da implantação da Usina Hidrelétrica de Volta Grande. Com aproximadamente 540 metros de extensão e 7,8 metros de largura, a estrutura nunca havia passado por uma interdição total como a atual.
Segundo informações repassadas por órgãos de Defesa Civil, uma vistoria técnica realizada por engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem recomendou a interdição imediata por razões de segurança, diante do risco estrutural.
Sem prazo para liberação
Os departamentos responsáveis dos estados de São Paulo e Minas Gerais informaram que seguem em tratativas conjuntas para definir as medidas necessárias para recuperação da ponte. Até o momento, não há prazo definido para a liberação do tráfego.
Enquanto isso, equipes seguem monitorando a situação, e a orientação às motoristas é para que respeitem a sinalização, evitem a área interditada e utilizem os desvios indicados, a fim de garantir a segurança viária.
📍 Redação F3 Notícias
📢 Para denúncias ou sugestões de pauta: f3noticiasbr@gmail.com




