Os consumidores dos pequenos negócios planejam gastar, em média, R$ 317,44 na compra total de presentes para o Dia dos Pais em 2025, o que equivale a dois presentes por consumidor. O valor é 20% maior em comparação com o número levantado em 2023, descontando a inflação do período, conforme o INPC-IBGE, de acordo com a pesquisa “Dia dos Pais 2025”, realizada pelo Sebrae-SP para traçar o perfil dos consumidores no Estado de São Paulo para a data.
A pesquisa ainda destaca o impacto da ocasião para os pequenos negócios: cerca de 265 mil empresas serão beneficiadas, sendo 186 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 78 mil micro e pequenas empresas (MPEs).
“Os dados mostram a relevância do Dia dos Pais para os pequenos negócios e trazem informações importantes relacionadas aos meios de pagamento e comportamento de compra que podem servir de parâmetro para as empresas se prepararem para receber os clientes, por exemplo, neste ano, para aqueles que deixam para comprar de última hora, e no ano que vem, para se preparem para as vendas, nessa data”, afirma Pedro Gonçalves, consultor da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP.
A pesquisa indicou que 57% dos consumidores pretendem gastar mais na comparação com as compras para o Dia dos Pais do ano passado, sendo que 50% destes acham que gastarão entre 5% e 10% mais; 25% planejam gastar o mesmo que em 2024, 17% acham que gastarão menos e 2% não compraram para o Dia dos Pais no último ano.
Entre as opções mais populares, se destacam: roupas (55%), acessórios, como relógios, carteiras, cintos e calçados (37%), produtos para cuidados pessoais, tais como cremes, hidratantes e perfumes (33%); bebidas (21%); além de produtos para o esporte, como tênis, mochilas, acessórios e camisas de times (17%).
Em relação ao meio de pagamento, entre os consumidores que compram de pequenos negócios, a opção mais popular é o Pix com 65%, seguido do cartão de crédito (62%), cartão de débito (43%) .