Os taxistas que trabalham há décadas na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Franca, estão na iminência de ter o abastecimento de água cortado por que a empresa contratada pela Prefeitura de Franca para fazer a reforma no local não pagou duas contas. Uma delas tem valor de mais de R$ 1 mil, total muito acima do que é consumido pelos profissionais que atuam no local.
As obras da praça estão atrasadas e o que era para durar em torno de seis meses, já tem duração de mais de 14 meses. A licitação da Prefeitura definiu a contratação no valor de quase R$ 2,5 milhões com dinheiro público.
Os taxistas que trabalham na praça central relataram que a empresa vinha pagando os valores, mesmo com atraso, mas que de dois meses para cá os contatos ficaram mais difíceis e sem retorno para quitação das contas.
Os profissionais relataram que chegaram a procurar diretamente o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) para pedir apoio, mas a resposta foi apenas que seria analisado o caso, sem haver efetivação.
Oficialmente, a Prefeitura de Franca foi procurada pelo F3 Notícias e informou que o acordo sobre esse pagamento da conta envolve os taxistas e a empresa.
“A Secretaria de Infraestrutura informa que, segundo o engenheiro responsável pela empresa, o repasse destes custos está sendo feito pela empresa diretamente aos taxistas do local, que fazem o acerto das despesas relacionadas ao uso da água na praça”, informou.
Como a Prefeitura de Franca é a contratante, cabe a ela a fiscalização do andamento da obra.
Reforma interminável
A obras envolvem o processo nº 20616/22, Concorrência nº 05/23 e acontecem no entorno das ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha
Marinho, no Centro de Franca.
A empresa que foi contratada pelo governo municipal é a Terra Incorporadora e Construtora Ltda e como ocorreram sucessivos atrasos, o contrato foi aditado. A Praça Nossa Senhora da Conceição, um dos cartões postais da cidade, não ficou pronta para o aniversário de 200 anos, em novembro. A licitação da Prefeitura de Franca que definiu a empresa vencedora envolvia que a reforma fosse concluída para a data especial para o município. O extrato de contrato do certame foi publicado no Diário Oficial em 16 de dezembro de 2023. A empresa Terra Incorporadora e Construtora Ltda apresentou o valor de R$ 2.423.118,56 para vencer o certame.
Por conta do aditamento do contrato para dar mais tempo para a realização da obra, a Prefeitura de Franca informou que ficou suprimido o valor correspondente a R$ 422.094,17 ao contrato, conforme solicitação e justificativas da Secretaria Municipal de Infraestrutura. O valor não estaria sendo repassado por conta do andamento da execução das atividades.
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