A São José confirmou que não conseguiu efetuar o pagamento dos funcionários no quinto dia útil, referente ao salário de abril, porque não tem recursos disponíveis. Nesta quarta-feira (12), ocorre reunião de representantes da concessionária com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), órgão gestor do contrato de concessão, e com o Sindicato dos Rodoviários. Por conta do atraso, está prevista a paralisação do transporte público nesta quinta-feira (13).
Nesse encontro será tratado medidas para tentar solucionar a situação e está na pauta a transferência de subsídio público para a empresa.
“A São José é concessionária de serviço público essencial e, pelo contrato vigente, a Prefeitura de Franca é a responsável por manter o equilíbrio econômico-financeiro para que ela possa servir a população com qualidade.
O contrato prevê revisão anual dos custos mas, como é sabido, a gestão anterior não fez nenhuma ação para resolver o problema, problema esse agravado pela queda da demanda de usuários por conta da pandemia. O atual prefeito, Alexandre Ferreira, em entrevistas à imprensa, reconhece a existência do desequilíbrio mas, na prática, ainda não deu uma solução ao problema”, informou a São José, por meio de nota.
Todos os meses, a concessionária apresenta planilhas com os custos e solicita auxílio financeiro emergencial para a Emdef. Ainda há solicitação recorrente de aumento da tarifa ou pagamento de um auxílio para cobrir parte do custo por passageiro transportado.
“No mês de abril, referente a março, a concessionária solicitou R$ 1.240.695,58 para cobrir a diferença entre a receita arrecadada com a venda de passagens e o custo operacional total que teve para manter os ônibus nas ruas. Atualmente, a demanda é de 35% do que era antes da pandemia. Infelizmente, a demora na tomada de medidas por parte do Poder Público só contribui para agravar o quadro de desequilíbrio e isso afeta de forma direta os usuários, funcionários e fornecedores”, justificou a concessionária.
A empresa alegou que tem mantido o transporte público em Franca em parte com recursos próprios e não conseguiu obter linha de crédito para garantir essa operação.
O F3 Notícias solicitou informações para a Prefeitura se alguma medida emergencial será tomada e retorno será enviado posteriormente.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055